Visualizações de página do mês passado

Comitê Popular da Copa 2014 Cristal

25 de junho de 2009, quinta-feira.
 40.000

Enquanto não é disponibilizado na internet o documentário Me Dê Motivos Para Ir Embora, produzido durante o projeto "Economia Solidária na prevenção à violência", pela Cristalizar Vídeo Produções (www.produtoracvp.blogspot.com), empreendimento de economia solidária surgido a partir deste projeto e é também a primeira experiência da incubadora do Quilombo do Sopapo, estamos disponibilizando o clipe da trilha sonora do filme composta pelo grupo de Hip-Hop Sequela do Doido Pelota (Ricardo) e Negro É (Éverton).
Este clipe foi produzido na Região Cristal de Porto Alegre com uma das locações no ponto de cultura. A Música 40.000 versa sobre a especulação imobiliária e o despejo de moradores de algumas partes da Região Cristal para a construção de um complexo de empreendimentos. O Título 40.000 se refere a uma modalidade de "reassentamento" que se tornou a única no Projeto Integrado Scoioambiental - PISA.  conhecido como bônus moradia esta modalidade gera um crédito para cada família cadastrada e esta família deve buscar encontrar uma moradia, que pode ser inclusive fora da cidade, que tenha a casa e o terrenos regularizados. A família informa o escritório da prefeitura que encontrou esta propriedade e aí é realizada uma vistoria pela prefeitura e estando tudo de acordo é feita a compra da casa diretamente com o proprietário e repassada a família cadastrada, ou seja, em momento algum o dinheiro passa pela conta da família cadastrada.
Porém, esta modalidade era para ser uma das opções e não a única opção, pois a maioria das 1600 famílias atingidas por este projeto tinham manifestado que queriam ter seu direito de permanência na Região respeitado e isto foi afirmado pela municipalidade. A realidade é que passado mais de 7 anos do início deste projeto o atual governo só tem ofertada a alternativa de bônus moradia e até o presente nenhuma unidade habitacional foi construída conforme acordo estabelecido entre associações de moradores e prefeitura.
O resultado é despejo, expulsão das famílias da região, pois a insegurança é tamanha e a inoperância e indiferença da prefeitura é completa somada a perda de força e de credibilidade do movmento comunitário que as famílias estão aceitando o bônus e acabam conseguindo moradias somente fora da cidade de Porto Alegre, longe das escolas de seus filhos, do atendimento de saúde que conquistou na luta comunitária e do seu trabalho. Resultado É UM DESPEJO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. O Bairro Cristal fica a 15 minutos do centro de Porto Alegre e o preço da terra neste bairro não permite a aquisição de moradias pelas famílias pelo valor do bônus ofertado, assim, não um indenização a estas famílias que lutaram por sua sobrevivência e ao mesmo tempo construíram este bairro desde seu princípio, literalmente estão sendo expulsas do lugar que tronaram valorizado, há 50, 60 anos atrás este bairro era fora da cidade de Porto Alegre e como diz a letra "... hoje a minha vila é algo cobiçado... e é mais fácil dar 40.000 pra você e os pobres vazar, procurar outro lugar pra morar..."
Confiram o clipe e comentem.



postagem: Leandro Anton


03 de maio de 2010, segunda-feira.

Morro Santa Tereza - a fase em que estamos

Há uma semana foi realizado mais um ato de repúdio pela falta de informação e de desrespeito com a democracia e o direito à cidade. Nos últimos meses um dos principais Morros de Porto Alegre, o Morro Santa Teresa, é objeto de cobiça dos empreendedores da Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre será uma das sedes deste torneio e o Estádio Beira Rio o local dos jogos.

O Morro Santa Teresa está em frete ao estádio e de frente para a principal fonte de vida de Porto Alegre e uma da suas maiores belezas, o Lago Guayba e seu pôr-do-sol. É também neste morro que estão localizadas as unidades da FASE, Fundação de Atendimento Sócio Educativo, sucessora da FEBEM.

O atual governo do estado do Rio Grande do Sul encaminhou a assembléia legislativa um projeto que permitirá, se aprovado, a realização de um edital visando a permuta desta área de 74 hectares, distante 15min de ônibus do centro de Porto Alegre. Porém, sob a fachada de buscar qualificar o atendimento aos jovens menores que cometem delitos e usando desta matéria de extrema importância e preocupação da sociedade, o governo YEDA esconde o real interesse da celeridade, ao apagar das luzes de seu governo, da aprovação de tal autorização para VENDA DO MORRO SANTA TERESA: a especulação imobiliária; despejo de milhares de famílias residentes sob a área; mercantilizar o meio ambiente e afastar dos futuros "nobres" condomínios a indesejada vizinhança de "infratores", sim, porque, são integrantes deste mesmo governo os maiores defensores da redução da idade penal para 16 anos.


Abaixo há dois vídeos que mostram a importância de não nos omitir sobre estes acontecimentos. O primeiro, produzido pelo fotógrafo Eduardo Seidl, educador do projeto imagens faladas, residência artística do Interações Estéticas no Quilombo do Sopapo. Esta Interação está inciando uma série de reportagens sobre as comunidades que serão afetadas pela Copa do Mundo 2014 , produzidas por jovens que residem nestas áreas (www.projetoimagensfaladas.wordpress.com). Este vídeo apresenta o Morro Santa Teresa em vôo e também fotos e áudio da manifestação do dia 27 de abril, que resultou no bloqueio por vinte minutos da pista bairro-centro da Av. Padre Cacique em frente a FASE.



O segundo vídeo é do Coletivo Catarse (www.coletivocatarse.blogspot.com), cooperativa de comunicadores com extenso trabalho junto aos movimentos sociais dando visibilidade as suas lutas que são totalmente omitidas ou distorcidas pelos veículos de comunicação de massa dito "oficiais". Este vídeo postado na íntegra confirma a "democracia" do governo YEDA, o preparo de quem conduz a administração da FASE e como está hoje a democracia participativa do governo da cidade de Porto Alegre outrora referência mundial de controle social via participação direta da população não só nas decisões dos investimentos dos orçamentos anuais mas também na elaboração e formulação das políticas públicas desenvolvidas pelo município.

O Vídeo registra a reunião realizada no dia 30 de abril numa das associações de moradores das comunidades que residem na área da FASE. As manifestações no vídeo mostram a tentativa de desestabilização do movimento comunitário disfarçada de atendimento por parte do Governo do Estado do RS das reinvidicações
Assistam e opinem sobre, o que na nossa opinião, é a expressão do retrocesso da gestão pública no Rio Grande do Sul.


No próximo dia 08 de junho deve ir a votação na comissão de constituição e justiça da Assembléia Legislativa o projeto PL 388/09 do Governo do Estado que solicita a autorização ao legislativo para a venda da área da FASE via edital.

Texto e fotos Leandro Anton


13 de julho de 2010, terça-feira.
A FASE da vez do Governo Yeda


Paulo Muzell
Primeiro foi o lamentável episódio do Pontal do Estaleiro. O governo Fogaça se omitiu e, com ampla maioria governista na Câmara Municipal, deixou que tramitasse e que fosse aprovado um escandaloso projeto de autoria de um obscuro vereador do PTB. Um projeto eivado de ilegalidades e que viabilizava um megaprojeto imobiliário que privatizava ampla área na orla do Guaíba. A forte reação pública ao projeto fez Fogaça vacilar e chamar uma consulta que decidiu pelo NÃO por ampla maioria.
Depois, a Prefeitura de Porto Alegre, “por fora” e à revelia das alterações do Plano Diretor da cidade, que tramitava no Legislativo municipal, utilizou-se do “escudo” Copa do Mundo de 2014 para, a “toque de caixa”, aprovar projetos que alteravam o plano diretor para beneficiar o Sport Club Internacional no seu projeto de modernizar o Beira Rio adequando-o às exigências da FIFA. Tivemos aí a aprovação do projeto de lei que alterava o regime urbanístico do Beira Rio e da área dos Eucaliptos. Por uma questão de isonomia – futebolísticamente o Rio Grande se divide em duas partes quase iguais – o Grêmio entrou de “carona” e também foi beneficiado com outras importantes alterações de zoneamento de uso, altura e índices construtivos das áreas do Olímpico e da futura Arena da zona norte.
Depois tivemos o projeto Cais do Porto, iniciativa conjunta da Prefeitura-governo do Estado. Novamente sem discussão maior foi aprovado outro megaprojeto que altera alturas e índices construtivos de uma área central da cidade, permitindo alturas de até 100 metros, construção de hotéis e estacionamento para mais de 5.000 carros na zona mais central e congestionada de Porto Alegre: a ponta do “funil” que é centro da cidade. Tudo isso, pasmem, sem que fosse apresentado uma solução – mesmo em nível de anteprojeto – para resolver o gravíssimo problema viário já existente, que, com a implantação do projeto, será seriamente agravado.
E mais recentemente Fortunati sucede Fogaça (mudança que deu origem ao governo Fo-Fo) e aprova, também de forma relâmpago, sem maiores avaliações, descumprindo exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, um outro projeto de lei que concede anistia de IPTU, ISSQN, ITBI para os empreendimentos relacionados com a Copa 2014, credenciados pela própria FIFA.
Depois, Yeda atacou isoladamente e veio – com o pretexto de descentralizar e melhorar o atendimento da FASE – com a escandalosa proposta de venda de metade do morro de Santa Tereza que seria entregue à sanha da especulação imobiliária. Novamente uma grande mobilização impediu o absurdo, à exemplo do que ocorrera com o projeto do Pontal do Estaleiro. Yeda recuou e retirou o projeto.
Quando a gente imaginava que a fúria especuladora acalmara, que teríamos pelo menos uma pausa para respirar, a obscura governante ataca de novo. Desta vez o Jockey Club do Rio Grande do Sul é o pretexto. Através do projeto de lei 178/2010, Yeda propõe a alteração do decreto-lei estadual 813, de 4 de junho de 1945, que cedera área pública para a construção das cocheiras do Hipódromo do Cristal. Acontece que existe no referido decreto-lei um dispositivo de reversibilidade da área do Estado caso se verifique “o desvirtuamento dos fins determinantes da doação, ou seja, o seu uso para funcionamento do Hipódromo do Cristal”. Sábia e necessária cláusula reversiva que impede a privatização da área pela alteração do seu uso original. Pois o projeto de lei 178/2010 pretende tornar sem efeito a cláusula restritiva, permitindo que o Jockey Club venda a área para um empreendedor imobiliário que construirá imóveis comerciais e residenciais, revertendo a renda (pelo menos teoricamente) aos cofres do Jockey. Aqui o “escudo” é o Jockey , espécie de “manto” que encobre verdadeiro objetivo: o atendimento de interesses privados.
Foto 1 – A governadora Yeda Crusius, em audiência com o diretor-presidente da Multiplan, José Isaac Peres(E) e o presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul, Deuclides Palmeiro Gudolle, no dia 25 de junho de 2009, para apresentação de proposta para àrea do Jockey, em Porto Alegre.


Fonte: rsurgente.org



26 de agosto de 2010,quinta-feira.

Comunidade Apresenta o Morro Santa Tereza

texto de Aline Rodrigues
fotos de Cristina Nascimento


Para que a luta pela moradia e pelo meio ambiente não se apague no Morro Santa Teresa, uma visita às comunidades do local foi realizada no último sábado (21). Movimentos sociais, ambientalistas e indivíduos que estão na defesa do Morro foram recebidos por lideranças comunitárias para conhecer o espaço e a realidade das famílias que vivem ali e são ameaçadas de realocação.
A mata nativa, logo na chegada, foi apreciada junto de umas das vistas mais belas do Guaíba e de Porto Alegre. Em caminhada pelas comunidades, os visitantes tiveram contato com os moradores e a história das vilas Padre Cacique, Figueira, Vila Gaúcha, Ecológica, Santa Rita e União, que são espaços residenciais e de rica biodiversidade do Morro Santa Teresa.
Outra passagem importante dos participantes foi pelas instalações da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), órgão que deu início as mobilizações contra a especulação imobiliária. Neste ano um projeto da governadora Yeda Crusius pretendia alienar a um valor irrisório a área onde a fundação está situada para satisfazer os interesses privados.
Com a permuta, boa parte das 20 mil pessoas que residem no Morro seriam, a contragosto, transferidas de suas casas para outra região da cidade. Mas os moradores, unidos aos movimentos sociais, ambientalistas e entidades sindicais, conseguiram barrar a proposta que estava para ser votada pelos deputados gaúchos.
É por isso que a atividade deste final de semana serviu para consolidar a vitória das comunidades, que estão cada vez mais conscientes do papel que têm como protagonistas da sua história.
Os moradores do Morro Santa Teresa continuam na luta!
Mais algumas imagens da fotógrafa Cristina Nascimento, que não poderiam ficar de fora desta seleção.


fonte do post: www.projetoimagensfaladas.com


25 de janeiro de 2011, terça-feira.

Me Dê Motivos Para Ir Embora



09 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Assembléia Popular Vila Cristal Divisa

Moradores da Cruzeiro e Cristal debatem despejos da avenida Tronco nesta quarta-feira (9)
A Associação dos Moradores da Divisa e Cristal e o Comitê Popular da Copa da Cruzeiro e Cristal realizam nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, às 19h, uma Assembleia Popular dos Moradores da Cruzeiro e Cristal. A reunião será na Igreja Santa Teresa (Rua Comandaí, 90 Cristal).

O objetivo é debater os despejos previstos para a ampliação da Avenida Tronco. Segundo o presidente da Associação dos Moradores da Vila Cristal, José Renato Maia, os moradores estão muito preocupados com a falta de informação. "Não sabemos quando começam as obras, quem será mesmo atingido, para onde serão removidas as famílias. Queremos ter o direito de discutir o nosso futuro. Defendemos a realização da Copa, mas com respeito aos direitos da população", ressaltou.

Assembléia Popular dos Moradores Cristal e Cruzeiro
Rua Comandaí 90, Igreja Santa Tereza
Quarta-feira, 09/02/11, 19h. 






 Reunião no Quilombo do Sopapo dando início a formação do Comitê Popular do Cristal em 01 de setembro 2010

 Assembléia de moradores da Vila Cristal e Divisa no Salão da Paróquia Santa Tereza em 22 de setembro de 2010

Imagem da duplicação da Av. Tronco (trecha da Av. Divisa) projetada no google earth apresentada a Assembléia dos Moradores

Fotos e vídeo Leandro Anton




10 de fevereiro de 2011, quinta-feira
São estas nossas propostas - Assembléia Popular da Vila Cristal 09 de fevereiro de 2011

O ponto de encontro foi a Igreja Santa Tereza com cerca de 300 pessoas

A assembléia se deslocou para a entrada da Vila Cristal para ter o início do ato público

As comunidades do Morro Santa Tereza, que obtiveram a vitória popular ano passado impedindo a venda dos 74ha da área onde moram, se somaram a esta assembléia para relatar sua luta e também para afirmar que estão juntos nesta nova caminhada. O Morro Santa Tereza está na mesma região que a Vila Cristal e a Grande Cruzeiro.

Após iniciada a Assembléia na entrada da Vila Cristal com os relatos das lideranças comunitárias presentes, a assembléia dá início a caminhada e bloqueio da Avenida Divisa, para ir até o local onde se realizou a segunda parte da Assembléia Popular com os encaminhamentos e votações.

A marcha toma conta da Avenida Divisa

Os moradores sabem pelo que e contra o que estão lutando




Chegada ao local onde se deu a finalização da assembléia com o bloqueio da Avenida Cruzeiro do Sul, que neste ponto se bifurca seguindo numa direção como Cruzeiro do Sul e na outra dando incío a Avenida Divisa, por onde foi a caminhada da Assembléia. É também neste local que pelo projeto de duplicação terá início a praça que consta entre as pistas duplicadas e que atinge mais de 100 famílias, além de ser um risco uma praça entre vias que serão tão movimentadas. A comunidade não quer a praça neste local e quer que ela seja prevista em outra área e que assim se faça a urbanização e manutenção das famílias no seu lugar onde ajudaram a construir o bairro e a cidade.

Momento da afirmação e acordo dos encaminhamentos da Assembléia pelos presentes



Clique aqui e acesse o blog do comitê popular da copa de porto alegre e saiba mais da assembléia de quarta-feira dia 09 de fevereiro de 2011.

Fotos e vídeo: Leandro Anton.



11 de fevereiro de 2011, sexta-feira.
Assembléia Popular da Vila Cristal e Cruzeiro 09 de fevereiro de 2011





22 de março de 2011, terça-feira.
25 DE MARÇO


Esta audiência é resultado da mobilização de associações de moradores e dos comitês populares da copa de Porto Alegre que tiveram início no segundo semestre do ano passado . Clicando nas frases a seguir verá a principal ação do Comitê Popular da Copa Cristal e do Movimento Comunitário no mês de fevereiro:mobilização para a assembléia popular,    09 de fevereiro de 2011, encaminhamentos da assembléia popular
Esta luta dá sequência a vitória do Morro Santa Tereza na derrubada do Pl 388/09 que permitiria a venda pelo Governo Yeda da área da Fase. Este mesmo governo depois conseguiu dentro da assembléia legislativa a aprovação de outro projeto de lei que permite hoje o Jockey Club repassar a Multiplan as áreas das cocheiras do Hipódromo, uma área de 16ha numa região com mais de 5000 famílias vivendo em irregularidade fundiária, clique e recorde.

Comitês Populares da Copa de Porto Alegre convidam
Audiência Pública sobre os impactos das obras da Copa 2014 e a cidade que queremos
Dia 25 de março, às 14h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa
O Ministério Público Federal convidou as comunidades e também o Ministério Público Estadual, a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e as secretarias municipais e estaduais envolvidas com a questão. No Brasil, as outras 11 cidades-sede vão buscar audiências públicas para marcar o dia como uma mobilização nacional. Este será o momento das comunidades tirarem suas dúvidas e expor suas reivindicações, assim como, movimentos ambientalistas apresentar suas demandas para a construção de uma cidade sustentável.
Copa Sim, mas com respeito aos direitos da população!

Informativo do Comitê Popular da Copa Porto Alegre
Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969)
Diagramação: Marcelo Souza - Engenho Comunicação & Arte




postagem: Leandro Anton