Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Grande Tambor - filme

O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso para os rituais de matança - realidade presente nas propriedades que produziam o charque entre os séculos XVIII e XIX. A partir da década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba no estado. O Grande Tambor conta uma parte da história sobre a contribuição dos negros e seus descendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul. Sobreviveu pelas mãos de Mestre Giba Giba, percusionista que tratou este instrumento com a grandeza de sua história, seja na Escola Praiana, como no seu trabalho de músico e de Mestre Baptista, Griô, que preservou a memória e a arte da fabricação de um instrumento de som grave e marcante e que hoje é patrimônio brasileiro.

Entrevista com Mestre Baptista na sua oficina de tambores em Pelotas      foto: Leandro Anton
A produção de O Grande Tambor foi feita durante o ano de 2010 por intermédio de um edital do IPHAN que teve como proponente o Coletivo Catarse de Comunicação. A ideia do documentário teve seu ponto de partida durante uma Ação Comunitária do projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência no início de 2009, quando, durante o curso de Comunicação em Audiovisual, deste projeto desenvolvido pela Guayí no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, organizamos uma delegação de 13 pessoas para visitar Neives Meireles Baptista na rua São Jorge, Bairro Santa Teresinha.
Assim, nos dias 28 e 29 de março de 2009 estivemos em Pelotas visitando Mestre Baptista e Dona Maria para filmar a construção de um Tambor de Sopapo presenteado pelo Mestre ao Ponto de Cultura. Mestre Baptista, é um dos padrinhos do Quilombo do Sopapo juntamente com Mestre Giba Giba e Bataclã FC.
O grupo que fez a visita foi composto pelo Quilombo do Sopapo, Ação Griô O Sopapo de Todos os Papos, Coletivo Catarse, Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo, Bataclã FC, jovens que faziam o curso de audiovisual e pelo Aprendiz do Mestre Baptista, Paulo Barbosa. Na visita também estava presente com toda sua alegria, vitalidade e leveza a Mestre Sirlei.
Daquele mágico final de semana resultou o vídeo abaixo que faz parte da abertura do documentário O Grande Tambor. Neste mesmo final de semana, na noite de sábado, no bar Liberdade, foi escrita, entre uma cerveja e outra e os olhares admirados do grupo a um casal que dançava no Liberdade, frases da poesia de uma das músicas que faz parte da trilha sonora do documentário, A Princesa é uma Senhora. Após o vídeo da entrega do tambor há outro vídeo em visita a casa de Maria e Baptista para apresentar a música e ter o acompanhamento do Tambor de sopapo conduzido pelo Mestre Baptista.

postagem: Leandro Anton