Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Morro Santa Tereza - a fase em que estamos

Há uma semana foi realizado mais um ato de repúdio pela falta de informação e de desrespeito com a democracia e o direito à cidade. Nos últimos meses um dos principais Morros de Porto Alegre, o Morro Santa Teresa, é objeto de cobiça dos empreendedores da Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre será uma das sedes deste torneio e o Estádio Beira Rio o local dos jogos.

O Morro Santa Teresa está em frete ao estádio e de frente para a principal fonte de vida de Porto Alegre e uma da suas maiores belezas, o Lago Guayba e seu pôr-do-sol. É também neste morro que estão localizadas as unidades da FASE, Fundação de Atendimento Sócio Educativo, sucessora da FEBEM.

O atual governo do estado do Rio Grande do Sul encaminhou a assembléia legislativa um projeto que permitirá, se aprovado, a realização de um edital visando a permuta desta área de 74 hectares, distante 15min de ônibus do centro de Porto Alegre. Porém, sob a fachada de buscar qualificar o atendimento aos jovens menores que cometem delitos e usando desta matéria de extrema importância e preocupação da sociedade, o governo YEDA esconde o real interesse da celeridade, ao apagar das luzes de seu governo, da aprovação de tal autorização para VENDA DO MORRO SANTA TERESA: a especulação imobiliária; despejo de milhares de famílias residentes sob a área; mercantilizar o meio ambiente e afastar dos futuros "nobres" condomínios a indesejada vizinhança de "infratores", sim, porque, são integrantes deste mesmo governo os maiores defensores da redução da idade penal para 16 anos.


Abaixo há dois vídeos que mostram a importância de não nos omitir sobre estes acontecimentos. O primeiro, produzido pelo fotógrafo Eduardo Seidl, educador do projeto imagens faladas, residência artística do Interações Estéticas no Quilombo do Sopapo. Esta Interação está inciando uma série de reportagens sobre as comunidades que serão afetadas pela Copa do Mundo 2014 , produzidas por jovens que residem nestas áreas (www.projetoimagensfaladas.wordpress.com). Este vídeo apresenta o Morro Santa Teresa em vôo e também fotos e áudio da manifestação do dia 27 de abril, que resultou no bloqueio por vinte minutos da pista bairro-centro da Av. Padre Cacique em frente a FASE.




O segundo vídeo é do Coletivo Catarse (www.coletivocatarse.blogspot.com), cooperativa de comunicadores com extenso trabalho junto aos movimentos sociais dando visibilidade as suas lutas que são totalmente omitidas ou distorcidas pelos veículos de comunicação de massa dito "oficiais". Este vídeo postado na íntegra confirma a "democracia" do governo YEDA, o preparo de quem conduz a administração da FASE e como está hoje a democracia participativa do governo da cidade de Porto Alegre outrora referência mundial de controle social via participação direta da população não só nas decisões dos investimentos dos orçamentos anuais mas também na elaboração e formulação das políticas públicas desenvolvidas pelo município.

O Vídeo registra a reunião realizada no dia 30 de abril numa das associações de moradores das comunidades que residem na área da FASE. As manifestações no vídeo mostram a tentativa de desestabilização do movimento comunitário disfarçada de atendimento por parte do Governo do Estado do RS das reinvidicações
Assistam e opinem sobre, o que na nossa opinião, é a expressão do retrocesso da gestão pública no Rio Grande do Sul.



No próximo dia 08 de junho deve ir a votação na comissão de constituição e justiça da Assembléia Legislativa o projeto PL 388/09 do Governo do Estado que solicita a autorização ao legislativo para a venda da área da FASE via edital.

Texto e fotos Leandro Anton

Nenhum comentário: