Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Stencils na Rua Gönül em Istambul

Leandro Anton

Escrevo de Istambul, Turquia, onde estou a convite do Colégio de Arquitetos de Ankara, cidade capital deste país, para participar entre os dias 21 e 23 deste mês do Fórum Social de Arquitetura. Este convite se remete a participação e trabalho realizado, juntamente com inúmeras outras ativistas e outros ativistas sociais, na organização dos acampamentos dos Fóruns Sociais Mundiais em Porto Alegre nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2005. 
Cheguei a Istambul no dia 09 de outubro e a partir de amanhã, no caso aqui é hoje, pois estamos 6 horas adiantados em relação ao Brasil,  inicio uma viagem que me levará a passar por 5 cidades na região Curda da Turquia antes de chegar a Ankara para o Fórum. Durante esta jornada vou procurar manter postagens diárias apresentando um pouco das cidades e da cultura desta Turquia que minhas observações irão captar. Antes de sair de Istambul, deixo as imagens que seguem, buscando dar a elas alguma tradução em palavras das escritas turcas dos stencils, mas seguramente as fotos permitirão interpretações mais ricas que o diálogo que tive com Metin, companheiro turco que me hospeda em sua casa, pode produzir, devido a dificuldade de idiomas deste encontro.
Aos que lerem e souberem turco deixem suas contribuições nos comentários que ajustarei assim que puder.
As fotografias foram feitas na rua Gonul, uma das tantas que chega ou parte da rua Istiklal, esta a rua das multidões, e como quase a totalidade das ruas de Istambul histórica é curta, sinuosa e desencontrada, um verdadeiro labirinto de caminhos... 

O grafite acima é de um grupo feminista e nele as palavras se remetem a história da cinderela, assim como a imagem, e a magia que faz ela retornar para a casa antes da meia noite, pois o encanto se acaba e ela deixa de ser uma princesa. ON é 10 e iki 2, o den é necessário para dar o sentido de numeral; sonra é depois; büyü magia e bozulmaz sentido de não quebrar, não terminar, assim o dizer tm o sentida de manifestar  QUE AS MULHERES QUEREM SAİR DEPOİS DAS 12, e que também a magia está em ser mulher e ter autonomia como disse Arzu, amiga de Metin.

Este é do Movimento (MAREKET'TEN) Operário (EMEKCI) de Mulheres (KADINLAR) e diz que as Mulheres (KADINLAR) abrem (AÇIYOR) caminhos (YOLUMUZU) resistindo (DIRENEN) aos monopólios (TEKEL'DE).

Este é uma piada com a palavra beijo e OPUJEM é o som de um turco borracho pedindo um beijo e abaixo a web de um grupo oo do grupo do grafite.

Aqui temos de novo a cinderela agora lilás e desta vez com um verso de uma música romântica turca que diz "eu tenho problemas e a solução é você".  O grafite se vale desta verso e ironiza o romantismo para na voz feminima dizer "EU (bende) TENHO PROBLEMAS (dert) EU (bende) TENHO SOLUÇÕES (derman).

Este, que está espalhado por toda Taksim, bairro de Istambul, nem Metın pode ajudar, acreditamos que esteja em grego ou quem sabe latin, que souber comente  depois eu posto.

Esta rua e seus grafites escolhi pela concentração que nela encontrei, há também vários cartazes de partidos de esquerda e movimentos chamando para manifestações, ou como dizem aqui, demonstrações além de outros grafites que posteriormente agregarei a este post.
Finalizo colocando abaixo uma foto de Istiklal tirada numa segunda feira a tarde que ilustra a adjetivação que dei a elaş RUA DAS MULTİDÕES. Domingo passei por ela também, porém sem câmera... numa boa, era mais assombroso ainda...


fotos: Leandro Anton