Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Percusos no bairro Cristal / Interações Estéticas

O CaSatieRRa está realizando percursos no bairro Cristal, guiado por educadores do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e moradores da região, em Porto Alegre/RS. Em busca de conhecer a realidade local através da percepção do espaço e das histórias contadas pelos participantes, estas experiências também servirão de inspiração para a intervenção artística que será realizada no pátio do Quilombo (Prêmio interações Estéticas 2009 – FUNARTE/MinC).

Foto: frente do Ponto de Cultura

O primeiro percurso foi guiado por Oscar Luz, que reside com a família no Cristal desde 1979. Ele contou que as mudanças mais significativas do bairro foram o aumento do número de casas e mais recentemente, dos grandes edifícios verticais.

Foto: Oscar Luz, morador da Vila Ecológica no bairro Cristal

Foto: entrada da Vila Ecológica

A nova proposta urbanística da prefeitura para a cidade, impulsionada pela especulação imobiliária, vem desapropriando antigos moradores e principalmente a população de baixa renda do bairro. A velocidade deste processo se contrapõe a um jeito de viver no Cristal.

Foto: vista panorâmica da Vila Ecológica

fonte: Casa Tierra


Interações Estéticas / Percursos no bairro cristal

Teia Sul 2010


O Teia Sul- Encontro de Pontos de Cultura da Região Sul, a se realizar entre 26 e 28 de fevereiro, na cidade de São Francisco do Sul (Santa Catarina), dá início aos trabalhos de mobilização para a Teia 2010 – Tambores Digitais, reunião nacional dos Pontos de Cultura. Durante o ano de 2009, em todas as regiões do Brasil aconteceram as Teias Regionais, com fóruns, mostras artísticas e participação de pontos de cultura e convidados.
Em São Francisco do Sul, os Pontos de Cultura, Ação Griô e outras ações ligadas ao programa esperam mostrar a diversidade cultural – que caracteriza a nossa história – e a memória de diversos povos formadores destes Estados. A ideia é aproximar outras ações culturais que ainda não fazem parte do Cultura Viva, bem como os agentes culturais e públicos que atualmente buscam uma aproximação com a rede de ações do programa. No encontro, os participantes terão momentos de debate sobre as políticas públicas da cultura e momentos de troca de fazeres e criação artística. O encontro Teia Sul, portanto, será um evento político, cultural e técnico, que objetiva a articulação de temas fundamentais, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a expressão cultural de Pontos de Cultura e da Ação Griô.
A estimativa de participantes diretamente ligados aos Pontos de Cultura é de 250 pessoas, levando em consideração que há 60 Pontos de Cultura no RS, 70 no Paraná e 78 em SC, além de representantes de Ação Griô e artistas. Nosso objetivo é atingir a malha de produtores e difusores de cultura, possibilitando transporte, alimentação e hospedagem por meio de cooperação de parceiros.
Acreditamos que o encontro sedimentará o trabalho de uma rede de agentes que produzem cultura em um novo patamar, no desafio de construir saberes coletivos, na demarcação de novos perspectivas para a sustentabilidade de projetos que priorizem o desenvolvimento humano como forma de autonomia.
Comissão Organizadora da Teia Sul

Ação Griô: "O Sopapo de Todos os Papos"

O projeto Ação Griô, "O Sopapo de Todos os Papos" busca resgatar o saber do conhecimento oral, através da verdadeira história de criação cultural vivida pelos nosos ancestrais, nas comunidades, escolas e entidades.
Fazem parte deste projeto Ação Griô: o Griô de Tradição Oral Mestre Jaburu com a Capoeira de Angola e a história do povo, a Griô Aprendiz Fernanda Rizzolo com danças e vivências em grupo, o Griô de Tradição Oral Edu do Nascimento com o teatro de bonecos e a música e o Mestre Griô de Tradição Oral Giba-Giba poeta, contador de histórias através da música.
Abaixo, seguem algumas fotos tiradas durante as oficinas de Teatro de Bonecos realizadas no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo pelo Griô de Tradição Oral Edu Nascimento. Estas oficinas são desenvolvidas no Quilombo do Sopapo e na Escola Rafael Pinto Bandeira localizada no bairro Cristal em Porto Alegre. As oficinas de teatro de bonecos acontecem todas as terças-feira no Quilombo do Sopapo das 13h às 16h e em breve terão inicio as oficinas de teatro de bonecos na Escola Rafael Pinto Bandeira.