Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Água... simplesmente VIDA

A animação abaixo é um adaptação de um ritual/mito do povo Ayoero.



Os Ayoreo são um povo que vive, em certas regiões como em Chaco Seco, uma região semi-árida, de baixa altitude, se estende pela Argentina, Bolívia e Brasil, mantém grupos isolados que nunca tiveram contato com o "mundo exterior"


Os totobiegosode vivem em pequenas comunidades. Cultivam abóboras, feijão e melões no solo arenoso, e caçam na floresta. Suas predileções são por grandes tartarugas e porcos selvagens; o abundante mel silvestre também é muito apreciado por eles.
Erui, um homem Ayoreo-Totobiegosode.
Erui, um homem Ayoreo-Totobiegosode.
© Ruedi Suter/Survival
Crianças Ayoreo-Totobiegosode, Paraguai.
Crianças Ayoreo-Totobiegosode, Paraguai.
Mulher Ayoreo-Totobiegosode
Mulher Ayoreo-Totobiegosode 
© Luke Holland/Survival
Na floresta, quatro ou cinco famílias vivem juntas em casas coletivas. Um poste central de madeira apoia uma estrutura em forma de domo construída com galhos menores, cobertos por barro seco.
Cada família tem sua própria fogueira na parte externa da casa. Só se dorme no lado de dentro no caso de chuva.
O ritual Ayoreo mais importante recebeu seu nome em homenagem à asojna, o bacurau: na primeira vez em que o canto do pássaro é ouvido, ele anuncia o início da estação chuvosa, motivo para um mês de comemorações e festas.
A missão evangélica Missão Novas Tribos tem uma sede próximo às suas comunidades, exercendo poderosa influência sobre suas vidas cotidianas. Os missionários suprimiram o ritual asojna e muitos outros.Os Ayoreo que agora vivem em comunidades assentadas moram em malocas familiares individuais. Aqueles que perderam suas terras são obrigados a trabalharem como trabalhadores rurais, sendo, por falta de opção, explorados nas fazendas de gado que se apossaram de boa parte de seu território.
A Fonte do texto acima pode está neste link http://www.survivalinternational.org/povos/ayoreo/como-vivem#main .

Abaixo um artigo e uma matéria com outras informações sobre este povo, inspirador do vídeo desta postagem, e que está sobre séria ameaça. A população que não chega a 5.000 pessoas busca proteger no que resta de floresta cerca de 200 Ayoeros, que são os mais velhos do povo, do contato com exploradores e devastadores da terra, entre elas uma empresa brasileira chamada Yaguarete Porá, que tornou-se proprietária de uma área de 78.000 hectares e que já desmatou boa parte dela.





post: Leandro Anton