Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

QUILOMBO DO SOPAPO participa do Encontro de Realizadores de Audivisual promovido pelo Canal Futura - RJ



Em encontro nacional promovido pelo Canal Futura, no Rio de Janeiro, o Quilombo do Sopapo se fez representado por Diane Barros, e, Ricardo Sória. O encontro abordou diversos temas relativos a produção audiovisual, em especial sobre o padrão técnico almejado pela emissora para veiculação de programas realizados por entidades produtoras de vídeo.

Entre as diversas atividades do encontro, destacamos o painel elucidativo acerca da lei 9610 /98, apresentado por Dagoberto Chaves - coordenador jurídico da Fundação Roberto Marinho. Chaves destacou as premissas da lei que regulamenta os direitos autorais de imagem e som e as obrigações que os produtores devem atentar a fim de não entrarem em desconformidade com a lei.

Durante o evento, ocorrido nos dias 28 e 29 de outubro, também foi proporcionada uma visita a sede do Canal Futura, situado na Rua Santa Alexandrina, 366, no bairro Rio Comprido, capital carioca.

Cerca de 20 entidades, de todas as macro regiões brasileiras Participaram do encontro: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS), ASA – Articulação no Semi-Árido, A Câmara Clara – Instituto de Memória e Imagem (Florianópolis, SC), A Saga Audiovisual e Cidadania (Igarassu, PE), Associação Cultural Alquimídia / Pontão Ganesha (Florianópolis, SC), Catavento Comunicação e Educação (Fortaleza, CE), CEAPS – Projeto Saúde e Alegria (Santarém, PA), Centro Artístico Cultural Belém Amazônia/ Rádio Margarida (Belém, PA), Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP (Natal, RN), Associação Encine (Fortaleza, CE), Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro, RJ), Estimativa – Associação Brasileira do Bem Estar Social, Turismo, inclusão Social, Cultural e Meio Ambiente (Rio de Janeiro, RJ), Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local – GIRAL (Glória do Goitá, PE), Oficinas Querô (Santos, SP), SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade (Porto Alegre, RS), Trilha Cidadã – Associação de Promoção Humana e Cidadania Juvenil (São Leopoldo, RS).

Por fim, foi esquematizada uma ação conjunta de produção de documentários, quando ficou acordado que o Quilombo do Sopapo irá fazer as trilhas sonoras de dez filmes e a execução completa de uma obra. Todos os filmes serão realizados de maneira associada entre as diversas entidades, um trabalho em rede, numa parceria solidária. Os temas abordarão temas relativos ao trabalho.

postado por: Ricardo Sória