Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ludicidade

O Quilombo do Sopapo está dando início ao Pontinho de Cultura. Esta ação é fruto de um prêmio que o ponto de cultura ganhou do Ministério da Cultura e será desenvolvida nos próximos cinco meses. O objetivo da ação é a montagem do espetáculo espetáculo UM SONHO DE LIBERDADE - ÓPERA DO SOPAPO.
O processo de montagem será feito em oficinas de confecção e manipulação de Bonecos Gigantes e de Música com Percussão. As inscrições para as oficinas estão abertas e devem ser feitas até o dia 18 de maio por e-mail ou presencialmente no Quilombo do Sopapo.
O período de preparação será de 15 de maio a 15 de setembro e ao final serão realizadas 5 apresentações do espetáculo, quatro em escolas da Região Cristal e uma na praça que fica em frente ao Quilombo do Sopapo.
O coordenador da ação será o Griô Edu do Nascimento e as oficinas são gratuitas com 25 vagas para a percussão e 15 vagas para os bonecos gigantes. A ação terá a participação de outros músicos, entre eles: Richard Serraria, Negro É e Pelota que irão colaborar nas oficinas de criação da trilha sonora.

BONECOS GIGANTES - 3ª e 6ª feiras das 14 às 18h
PERCUSSÃO - 5ª feira das 14 às 18h
INSCRIÇÕES - por e-mail: quilombodosopapo@gmail.com  ou no Quilombo do Sopapo Avenida Capivari 602, Bairro Cristal.
PRAZO PARA INSCRIÇÃO - até o dia 18 de maio.

Os integrantes da oficina de Bonecos Gigantes serão também poderão ser os atores da peça e os integrantes da percussão estarão fazendo a trilha sonora. Importante: caso haja interessados em somente fazer as oficinas de confecção dos bonecos e de música sem participar das apresentações é possível.

A proposta é que a partir do Projeto Pontinhos de Cultura possamos desenvolver uma ação pedagógica que integre de forma mais orgânica as diferentes linguagens trabalhadas nas oficinas tendo a história do Tambor de Sopapo como fio condutor.
Queremos montar uma encenação que tenha como referência a experiência da Ação Griô O Sopapo de Todos os Papos a partir de uma pequena ópera que promova o encontro dos bonecos gigantes, da batida RAP com a sonoridade do Sopapo e uma parte de sua história.



A Ação Pontinhos de Cultura tem como objetivo promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, sensibilizando e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais e não governamentais para a implantação e/ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados "Pontinhos de Cultura".



post: Leandro Anton