Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 13 de maio de 2010

São Lourenço do Sul - encontro Tuxáua na Rota Digital do Sul

No final de semana dos dias 7, 8 e 9 de maio foi realizado o encontro do Tuxáua PC chamado Rota Sul Digital. Neste encontro além de ativistas da cultura digital estiveram reunidos também os Mestre Griôs do Sul do Rio Grande do Sul. entre eles estavam Mestre Paraquedas, Mestre Baptista, Mestre Sirlei e Mestre Chico.
Foram três dias que contaram com atividades sobre as ações Griôs, a lei Griô, gravações da ação Tuxáua do Rodrigo sobre as canções e músicas das infâncias dos Griôs, transmissões de rádio comunitária, gravações do documentário sobre o Tambor de Sopapo.
Abaixo um vídeo produzido como clip de uma das músicas dos Mestres Griôs que foi realizado durante o Teia Sul em são Francisco do Sul nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro deste ano e que conta com a participação de várias ações Griôs entre elas "O Sopapo de Todos os Papos" aui do Quilombo do Sopapo que tem como Mestre Giba Giba, Griôs Edu Nascimento e Jaburu e Griô Aprendiz Fernanda. Em São Francisco do Sul estava presente o Griô Edu Nascimento que no clip toca o Tambor de Sopapo.
Deste encontro em São Lourenço do Sul resultarão outros clips e em especial o de outra música do Mestre Paraquedas intitulada O Que Vovô Dizia. O clip abaixo é de outra música do Mestre Paraquedas chamada Lá Vai e foi produzida de forma compartilhada entre vários coletivos de comunicação.




Reunião entre Mestres das Ações Griôs do Sul do RS
e articuladores da Rede dos Pontos de Cultura


Texto e fotos Leandro Anton.