Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Audiência Pública no Cristal

HOJE:
Audiência Pública sobre as terras do Cristal
19h, na Associação Amigos do Cristal
Rua Curupaiti 925, Bairro Cristal, Porto Alegre
Pauta: Área do DMLU, pertencente à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, localizada na Avenida Diário de Notícias ao lado das Cocheiras do Hipódromo (área vermelha da imagem abaixo)


Post: Leandro Anton

TERRA

A TV Sopapo está iniciando sua nova temporada. Com um formato de programa de entrevistas e apresentação musical. Nesta primeira edição o músico convidado foi Pedro Munhoz, compositor e músico gaúcho que viveu na década de sessenta no Bairro Cristal. Viu este bairro iniciar sua trajetória e se transformar na mão de trabalhadoras e trabalhadores, muitos expulsos do campo e outros tantos expulsos da zonas mais centrais da Porto Alegre das décadas de 50 e 60 e que vieram para o Cristal sobreviver e retomar suas vidas.




Nestas migrações forçadas, sejam de fora da cidade como da própria cidade, vieram trabalhar em empreendimentos e serviços que surgiam no Cristal, como o Hipódromo, o Estaleiro Só, a Termolar, a Pedreira, as Massas Corôa e a atual FASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo localizada no Morro Santa Tereza, que tem sua face sul dentro do Bairro.


O Cristal, bem como uma grande parte dos atuais Bairros da Cidade, oficialmente foram reconhecidos como tal em 1959 mesmo ano do primeiro plano diretor de Porto alegre, período em que Brasília estava em construção e seria inaugurada no ano seguinte, ou seja, período de fortes transformações no Brasil, na busca de uma imagem de mudança de um Brasil Rural para um Brasil Urbano, moderno e desenvolvimentista.


Cristal que tem suas ruas com nomes Guaranis, nomes que se remetem a água, povo que foi expropriado de suas TERRAS pelo colonizador que aqui chegou e dizimou culturas pela riqueza dos solos na Terra Brasilis. Terra que hoje é disputada e cobiçada sem pudor pelos ancestrais destes colonizadores, os famosos especuladores imobiliários que mais uma vez cobiçam a TERRA de quem construiu a cultura do lugar, neste caso do Cristal.


Desta forma busca inverter a identidade do verdadeiro invasor, que um dia foi o colonizador que invadiu as terras Guaranis, Kaigangues, Charruas .... que invadiu a África e arrancou escravizados milhares de famílias Malês, Iorubás, Jejês, Nagôs... para trabalhar na sua especulação em Terras do chamado Novo Mundo e que hoje, na sua versão século XXI, invade as terras do Cristal e taxa de invasores moradores-trabalhadores de áreas irregulares que vivem nelas há mais de 4 décadas e que querem também se beneficiar das melhorias que lutaram para conquistar, entre elas, o DIREITO DE ESCOLHER ONDE QUER MORAR. A LUTA pela TERRA!


A TERRA que em todas as crenças tem o significado de berço para as sementes que virão a ser alimentos para todos os seres da superfície desta TERRA!


TERRA que é solo para o abrigo-morada de todo ser humano seja no campo, na floresta como na cidade.


A canção TERRA, de Pedro Munhoz,  apresentada no clip  acima  faz parte do programa que será postado completo neste blog até o final desta semana. Programa gravado no estúdio do Quilombo do Sopapo no dia 25 de outubro, apresentado por Saionara Silva, autora de um dos capítulos do livro Imagens Faladas - uma reportagem fotográfica sobre a memória do Bairro Cristal, capítulo que fala sobre os nomes Guaranis das ruas do Cristal.

Texto: Leandro Anton