Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de abril de 2012

Segue a 4ª Semana do Quilombo; quarta é dia de Conselho Gestor Comunitário



As comemorações do aniversário do Quilombo do Sopapo começaram ontem, segunda-feira, com a apresentação do ponto de cultura e seus principais projetos. A atividade contou com a presença de representações da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do RS e do Ministério da Cultura. Finalizou o dia de abertura de comemorações um bolo e o parabéns aos 4 nos de Quilombo do Sopapo.
Nesta terça-feira, o Quilombo colocou em debate "Cultura e Direitos Sociais". Com a presença da convidada Míriam Dabdab Domingues Kolinger, assistente social do Centro de Saúde IAPI e do CRESS, uma roda de conversa discutiu como a população lida com seus direitos e como a cultura pode contribuir para fortalecê-los.

Muitas vezes, os direitos sociais ficam enfraquecidos e não reconhecidos pelas próprias pessoas que deveriam valer-se deles. Saúde, educação, lazer, alimentação, proteção são deveres do Estado para com seu povo, não são concessões. Para destacar essa ideia, manifestações culturais são importantes. A arte é uma forma importantíssima de expressão, e ao longo da história do povo brasileiro, ela assumiu papel de porta-voz na disputa pela instituição e garantia de direitos. Além disso, é possível gerar emprego e renda a partir da produção cultural. Nos dois casos, a cultura ajuda a combater a exclusão.

A apresentação do grupo de samba Raramente composto pelos meninos que são moradores da Casa Amarela e fechou as atividades do segundo dia. Na quarta-feira, será dia de debater e retomar o conselho gestor comunitário em uma Roda de Conversa no Quilombo do Sopapo. Veja a programação do restante da semana abaixo.

Quarta-feira, 18 de abril
CONSELHO GESTOR COMUNITÁRIO

16h - Encontro sobre poesia e música, com apresentação musical de Marcelo da Redenção (Bataclã FC)
18h30min - Roda de conversa sobre o Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo
20h30min - Comemoração do aniversário de 4 anos do Quilombo do Sopapo com o grupo musical Feira de Mangaio

Quinta-feira, 19 de abril
CULTURA E DIREITO À CIDADE

16h - Apresentação das Interações Estéticas - Residências Artísticas (RAP Didádico, Imagens Faladas, Arte Bioconstruída)
18h30min - Roda de conversa: Cultura e Direito à Cidade
20h30min - Comemoração do aniversário de 4 anos do Quilombo do Sopapo com Richard Serraria e Negro É

Sexta-feira, 20 de abril
GEOGRAFIA, LITERATURA E MÚSICA

16h - Roda de conversa sobre bibliotecas comunitárias com a participação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, da ONG Cirandar e da Biblioteca Comunitária do Clube de Mães do Cristal.

19h - Sarau de Geografia, Literatura e Música - encerramento do I Colóquio de Geografia, Literatura e Música da UFRGS.

Sábado, 21 de abril
SÓ PAPO NA PRAÇA

15h - Apresentação do Pontinho de Cultura: "A Ópera do Sopapo em teatro de bonecos" com a participação do Griô Edu do Nascimento educador do projeto.

16h30min - Só Papo com Chimarrão e Música na praça: venha e traga seu instrumento!

18h30min - Encerramento da 4ª Semana do Quilombo do Sopapo