Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cine Itinerante - Vila Cristal


foto: Douglas Oliveira
O Cine Sopapo teve início no bimestre novembro-dezembro de 2010 e neste incío de 2011 no seu primeiro bimestre de atividades, março-abril, deu início a uma nova ação, o Cine Itinerante, que terá na última quarta-feira de cada mês a sessão das 19h em uma das comunidades da Região Cristal. Juntamente com o Cine é realizada uma apresentação de RAP e Beat Box de uma música com composição e letra realcionada ao filme, que é fruto das oficinas das terças-feiras e que conta com a parceria da Central Social RS.

foto: Leandro Anton

Na quarta-feira, dia 30 de março, estivemos na Vila Cristal com o filme Linha de Passe. Na abertura a apresentação do RAP "Linha de Passe" e a sessão de cinema teve início às 19h30min. O bom de ter o Cine Itinerante é que através dele as pessoas das comunidades vão se aproximando do Ponto de Cultura e cada vez mais vão descobrindo oportunidades  de fazer parte do Quilombo. 

foto: Leandro Anton
O filme foi projetado na parede de uma casa, a energia veio de uma outra vizinha, cadeiras vindas do Quilombo do Sopapo, meio fio virou banco e as duas horas de sessão foram acompanhadas por aproximadamente 50 pessoas com grande presença de crianças. A sessão terminou às 21h30min. 

foto: Leandro Anton
O público ficou sobre o leito da Avenida Divisa, hoje interrompida,  que faz parte da duplicação e que irá alterar por completo esta comunidade. Esta situação tem sido acompanhado de perto pelo Comitê Popular da Copa Cristal para que os direito à cidade sejam respeitados e que as melhorias venham especialmente para estas famílias e comunidades, não como favor, como conquista por quem lutou e construiu este bairro sempre nas condições mais adversas.

foto: Leandro Anton

O próximo Cine Itinerante irá ocorrer na Casa Amarela, moradia coletiva de adolescentes homens que não podem viver com suas famílias. A Casa Amarela é um parceira do Quilombo do Sopapo e nela moram dois jovens comunicadores comunitários, Douglas Oliveira e Nícolas Gabriel.
A sessão será dia 27 de abril com o filme Orfeu. Lembrando!!! Todas às terças-feiras, no Quilombo do Sopapo, Central Social RS está fazendo a oficina para a composição do RAP que será apresentado antes da projeção do Filme. Os encontros tem início às 17h.

Um agradecimento especial ao apoio do SINTRAJUFE com o carro de som para anunciar a sessão e também para transportar todos os equipamentos e cadeiras fundamentais nesta ação. 

post: Douglas Oliveira, Saionara Silva e Leandro Anton.