Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PERSÉPOLIS no Cine Sopapo

O Cine Sopapo nesta sexta-feira, 13 de SETEMBRO, às 15h30min com filme animação Persépolis. 

O Quê: CINE SOPAPO

Filme: Persépolis (2007), animação 95min

Onde: no Quilombo do Sopapo, Avenida Capivari 602, Bairro Cristal

Quando: sexta-feira, 13 de setembro, 15h30min.

Acompanha: PIPOCA



Persépolis, antiga capital do Império Persa, atualmente Irã, e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979, é o título da animação autobiográfica franco-iraniana dirigida por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud lançada em 2007. Ano seguinte a sua aparição, o filme venceu o Oscar de melhor animação, além de várias outras premiações, como , por exemplo, o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2007.
Inspirada em romance gráfico homônimo, a animação de Satrapi e Paronnaud tematiza os desdobramentos da Revolução Iraniana, do final da década de 1970, sob a ótica da menina Marji (Marjane Satrapi) que, participante da classe elitizada da sociedade do Irã, tem sua imaginação povoada por seus primeiros contatos com o calor ideológico dos militantes contra a monarquia do xá Reza Pahlevi e que nos anos pós-revolução também se opuseram às normas inflexíveis de comportamento e de nacionalismo extremista do novo governo.
Tendo como pano de fundo os novos caminhos propostos pela Revolução Islâmica, Satrapi e Paronnaud demonstram as complexidades políticas e culturais do atual Irã.

Trailer em espanhol, mas a sessão será com filme dublada em português.

É também um filme, que em meio a anúncios do Presidente dos Estados Unidos de intervenção militar na Síria, e a toda as alterações, estas comprovadamente populares nos países do norte da África, como Tunísia, Egito e Líbia a partir de 2010 e as repercussões que estas revoltas geraram em todo mundo árabe, entre eles a Síria, o Cine Sopapo, aproveita este momento para passar o filme Persépolis, e fazer com pipoca e com alguns artigos da Revista Cult, edição 156 de 2011, que seguem os links para acesso TERRA ESTRANGEIRA  e RAP DAS ARÁBIAS, um debate atual e de grande importância para a juventude brasileira que vive também mais um protagonismo nas manifestações que tomaram as ruas no primeiro semestre deste ano e que terão uma nova onda em 2014.

DESTAQUE: na matéria Rap das Arábias, foi feita a entrevista com um MC Egípicio e um Rapper Tunisiano, para ambos foram feitas duas perguntas muito parecidas que destacamos abaixo suas respostas e que podem ser lidas na íntegra da matéria que possui link acima:

MC Egípio A- Rush em entrevista a revista CULT

Você acredita que a música pode mudar o mundo?
Espero que minha música possa mudar a mente das pessoas que um dia vão mudar o mundo. Nós temos a missão de instaurar valores positivos e nobres para as próximas gerações que virão. Podemos mudar o mundo todo por meio da música e precisamos libertar a mente das pessoas e unir todos em uma mensagem positiva de liberdade entre os humanos.
Nós devemos coexistir sendo pretos, brancos, muçulmanos, cristão, judeus, budistas, o que for! Liberte sua mente! Leia! O mundo está inteiro conectado e informação é fácil de encontrar.
Como acha que o rap árabe está sendo afetado pelos recentes fatos?
Nós podemos finalmente ter música livre!


Narcicyst, rapper tunisiano, fala

O que significa o hip hop para você?
O hip hop é uma reflexão sobre a sociedade atual, é uma forma de arte e cultura que muda com o tempo, e é uma reflexão direta sobre a vida neste mundo louco. E é por isso que é uma coisa linda.
O movimento hip hop no Oriente Médio está maior do que nunca. Muitos rappers estão cantando pela liberdade. Você acredita que a música pode mudar o mundo?
Não diria que a música pode mudar o mundo, mas pode fazer o povo se sentir unido, o que a política faz menos e menos hoje em dia. Tupac Shakur, John Lennon, Bob Marley, todos esses artistas fizeram as pessoas se unir em uma consciência comum. Penso que a música e o hip hop podem fazer isso para a juventude e nossa geração. Posso criar um movimento de positividade e vejo isso acontecendo no Oriente Médio, como aconteceu antigamente com o hip hop na América do Norte.

post: Quilombo do Sopapo