Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Teia Sul

Teia Regional Sul

O teia Sul- Encontro de Pontos de Cultura da Região Sul, a se realizar entre fevereiro de 2010, na cidade de São Francisco do Sul-SC, dá início aos trabalhos de mobilização para a Teia 2010 – Tambores Digitais, reunião nacional dos Pontos de Cultura. Durante os anos de 2009/2010, em todas as regiões do Brasil acontecem as Teias Regionais, com fóruns, mostras artísticas e participação de pontos de cultura e convidados.

Com a chegada do Programa Cultura Viva, em 2004, as ações culturais foram potencializadas com recursos do Ministério da Cultura, fortalecendo a produção artística e a atuação de rede, em cada canto do país. Dentre as ações de Cultura Viva, os Pontos de Cultura e a Ação Griô se tornaram referências para muitos agentes culturais, pelo exemplo de gestão compartilhada. Ano após ano, a Secretaria de Cidadania Cultural vem ajundando a construir a autonomia das redes de pontos, por meio de apoio à realização de encontros e fóruns estaduais e locais.

Em São Francisco do Sul, os Pontos de Cultura, Ação Griô e outras ações ligados ao programa esperam mostrar a diversidade cultural – que caracteriza a nossa história – e a memória de diversos povos formadores destes Estados. Por isso, esperamos aproximar outras ações culturais que ainda não fazem parte do Cultura Viva, bem como os agentes culturais e públicos que atualmente buscam uma aproximação com a rede de ações do programa. No encontro, os participantes terão momentos de debate sobre as políticas públicas da cultura e momentos de troca de fazeres e criação artística. O encontro Teia Sul, portanto, será um evento político, cultural e técnico, que objetiva a articulação de temas fundamentais, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a expressão cultural de Pontos de Cultura e da Ação Griô.

A estimativa de participantes diretamente ligados aos Pontos de Cultura é de 250 pessoas, levando em consideração que há 60 Pontos de Cultura no RS, 70 no Paraná e 78 em SC, além da Ação Griô e artistas. O público esperado é de 2000 pessoas aproximadamente, oriundas da comunidade local e de outras partes da região. Nosso objetivo é atingir a malha de produtores e difusores de cultura, possibilitando transporte, alimentação e hospedagem por meio de cooperação de parceiros.

Acreditamos que o encontro sedimentará o trabalho de uma rede de agentes que produzem cultura em um novo patamar, no desafio de construir saberes coletivos, na demarcação de novos perspectivas para a sustentabilidade de projetos, que priorizem o desenvolvimento humano, como forma de autonomia.

As inscrições estão abertas no site: www.teiasul.org

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo participará deste encontro.