Visualizações de página do mês passado

domingo, 17 de novembro de 2013

8º Fórum dos Pontos de Cultura RS - 12 a 14 de dezembro

Encerramento Fórum dos Pontos de Cultura RS 2012 - São Leopoldo


Imagem inline 1
INSCRIÇÕES ATÉ 24 DE NOVEMBRO!!!
Pontos de Cultura transformando o Rio Grande!

8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul:
  1. 82 novos pontos de cultura ingressando na Rede RS
  2. Fórum dos Pontos de Cultura para tirada de delegados para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura 2014
  3. 1 ano da Comissão RS dos Pontos de Cultura Gestão 2013/2014
  4. Inscrições http://www.ganesha.org.br/rs/inscricoes-forum.php

Clip do TEIA RS 2012 e do último Fórum dos Pontos de Cultura RS. Para saber mais do último fórum clique aqui http://teiars2012.wordpress.com/


A Comissão Estadual de Pontos de Cultura, a Secretaria de Cultura do RS e o Ministério da Cultura convidam todos os Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul para participarem do 8º Fórum de Pontos de Cultura, com o tema central “Pontos de Cultura transformando o Rio Grande”. 

O Fórum acontecerá entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2013, na Casa de Cultura Mario Quintana (Porto Alegre-RS), e pretende ser um espaço de troca de experiências e reflexões entre os Pontos de Cultura do estado, assim como a apresentação, discussão e avanço na história de organização da rede estadual de Pontos. 

Além disto, o Fórum visa preparar a delegação do RS para a “Teia da Diversidade”, que acontecerá em abril de 2014, no Rio Grande do Norte. O Fórum Estadual reunirá aproximadamente 150 pontos de cultura do Rio Grande do Sul oriundos de convênios municipais, estaduais e federais – é importante destacar que a participação no Fórum Estadual é requisito para participação na Teia Nacional em abril de 2014.

Para participar do Fórum Estadual, é necessária a inscrição até o dia 24 de novembro (domingo). É fundamental o preenchimento integral da ficha para que possamos garantir a infra-estrutura necessária aos participantes.


A participação é aberta, mas a organização do evento subsidiará os custos (transporte, hospedagem e alimentação) para a participação de apenas 1 (uma) pessoa de cada Ponto de Cultura do RS provenientes dos convênios municipais, FURG e MinC entre outros. Para os 82 Pontos ligados à Secretaria de Cultura do RS, serão garantidos os custos para 2 (duas) pessoas em razão do 1° Seminário da Rede RS de Pontos de Cultura. 

É importante destacar que a programação do dia 14 (sábado) é exclusiva para os Pontos ligados à SEDAC, tendo como objetivo capacitar gestoras e gestores à execução de seus convênios (os demais Pontos – ligados às prefeituras, FURG e diretamente ao MinC entre outros – participarão apenas entre 12 e 13 de dezembro).

A proposta do tema central – “Pontos de Cultura transformando o Rio Grande” – é pensar os Pontos de Cultura em sua potência e transversalidade temática no processo de promoção da cidadania e da diversidade, enfrentamento às desigualdades, contribuição para a qualificação de ambientes sociais e ampliação de repertórios. Desta forma, pretende-se gerar encontros e aproximar redes dentro de redes (redes temáticas, regionais, estadual, nacional e internacional), refletir sobre legislações possíveis e necessárias para a institucionalização do programa Cultura Viva, além de estimular o protagonismo, o empoderamento e a autonomia. Em breve, será apresentada a programação preparada pela organização.
  
Os Pontos que tiverem desejo e disponibilidade em contribuir com a organização do Fórum Estadual, poderão fazê-lo a partir dos grupos de trabalho que estão sendo montados inicialmente: comunicação, programação e metodologia, e mobilização. A próxima reunião será na semana que vem e será divulgada amplamente.

É muito importante que tenhamos o mapa de Pontos de Cultura que já têm acesso à informação sobre o Fórum, assim como a sua possibilidade de participação. Sendo assim, pedimos que confirmem o recebimento deste e-mail e, se possível, já apontem sua disponibilidade.

Caso mais pessoas do Ponto desejem receber informações sobre o Fórum, é só enviar os seus contatos (nome, e-mail e telefone) para o e-mail: encontro.rederspontosdecultura@gmail.com

Maiores informações poderão ser acessadas pelo telefone (51)3288.7521 ou pelo e-mail encontro.rederspontosdecultura@gmail.com
Contamos com a tua participação!

COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
MINISTÉRIO DA CULTURA