Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mestre Batista – nosso adeus ao Rei do Atabaque REI – Central Social RS/Quilombo do Sopapo



Tem pessoas que nascem pra contribuir. Sempre dão um jeito de repassar conhecimentos, cultura e técnicas artísticas. Mestre Batista era uma pessoa de extrema astúcia nas artes percussivas. Reconhecido Luthier do maior tambor brasileiro. Exímio construtor do Tambor de Sopapo, o Rei dos Atabaques!

“O Sopapo na mão do negro é religião”, Mestre Batista foi um homem de fé. Devóto dos Orixás, o destino tratou de encomendar uma residência na Rua São Jorge para o Mestre construir morada junto a sua esposa, querida dona Maria.
Welington, Negro É, Dona Maria, MESTRE BATISTA, Ricardo Sória, Cristiano Bronze. Foto: Leandro Anton.
Figura marcante no carnaval pelotense, Batista era reconhecido pelo Governo Federal como Mestre Griô. Sua história é, também, a própria história do Sopapo, através de suas mãos a sonoridade do gigante tambor transcendeu o Rio Grande do Sul e foi ecoar em escolas de samba da Bahia e do Rio de Janeiro.

Um câncer no intestino levou nosso Mestre tamboreiro, todavia não esqueceremos de suas contribuições à cultura. Obrigado Mestre Batista pela autorização de usar o instrumento para a produção e difusão do Hip Hop.

PAZ aos Homens de bom coração.

Texto: Ricardo Sória – www.centralsocialrs.com.br