Visualizações de página do mês passado

sábado, 31 de março de 2012

Ecos do Passado, Estacas do Presente

"Coletivo Luta Armada  operação resgate da verdade sequestrada...."  esta é uma frase da letra música Ecos do Passado do Coletivo Hip Hop Luta Armada em prol da abertura dos arquivos da Ditadura Militar no Brasil. Este mesmo Coletivo, que é do Rio de Janeiro, está preparando um Seminário para os artistas da ação sobre o tema dos Mega Eventos Esportivos com o objetivo de produzir novo audiovisual somando-se à luta das comunidades afetadas e desrespeitadas nos seus Direitos à Cidade, pelas obras da Copa do Mundo e sua parceira  Especulação Imobiliária, que para o Rio, há ainda a Olimpíada de 2016.
O Coletivo, em preparação a produção da música e do clip abaixo, realizou um Seminário sobre a Ditadura Militar para @s Rappers e com isto colocou esta obra à disposição de tod@s que lutam pela anistia da documentação do período da Ditadura Militar em favor da população brasileira, em especial dos amig@s, companheir@s e familiares dos perseguid@s, torturad@s e desaperid@s do período de 21 anos.


A Ditadura prossegue,  um dos seus atuais Generais chama-se  Especulação Imobiliária,  e sua Ditadura de Mercado, especulativa-capitalista-financeira, não é só parceira destes Mega Eventos como é a linhagem geracional dos REAIS INVASORES das terras e dos territórios .
A ancestralidade deste General é a dos Monarcas e Mercantilistas que expropriaram as terras e dizimaram Guaranis, Charruas, Carijós, Aimorés, Mapuches, Quechuas, Aimarás, Tupinanbás, Kaigangues... e não satisfeitos invadiram África e arrancaram Malês, Iorubás, Jejês, Nagôs .... de seu Território-Continente e os fizerem trabalhador@s escravizad@s nas Terras Americanas.

Em Porto Alegre na Zona Sul, no verão de 2009 foi produzido um clip, parte do documentário Me Dê Motivos da CVP, que denuncia a invasão que o Cristal vem sofrendo "...pela vassoura capitalista..." ,  que quer varrer a União Santa Teresa, a Ecológica, a Gaúcha, a Vila Cristal, a Divisa, a Grande Cruzeiro, a Icaraí I e I, a Nossa Senhora das Graças, a Ângelo Corso do Cristal e Cruzeiro, mas que hoje encontra resistência na articulação e ação dos Comitês Populares de Copa e em vozes do lugar, como na letra e música de Ricardo Sória e Éverton Marinho... Doido Pelota e Negro É.



São estas as

ESTACAS DO PRESENTE!


QUE ECOAM O PASSADO!


Passado, que no hermano Uruguai, como relatou o companheiro Juan, teve palavras há poucas semanas na sabedoria de Pepe Mujica, que durante dois anos viveu num fosso escuro durante a ditadura da República Oriental,  hoje Presidente, foi ao Congresso Uruguaio como Estado pedir desculpas ao Povo Charrua pelos torturados, mortos e desaparecidos que militares  impuseram ao Paisito... e nós DILMA, seguimos esperando em 31 de março de 2012.

Texto e fotos: Leandro Anton