Visualizações de página do mês passado

domingo, 30 de maio de 2010

Algumas palavras sobre a ida da Bataclã FC a Pelotas em maio de 2010

A proposta da banda sempre foi trabalhar a cor local nas letras, arranjos e o resgate da contribuição afrodescendente para a construção do RS faz parte do conceito central do trabalho. Assim, Pelotas como o útero que faz nascer o sopapo para o resto do Rio Grande do Sul sempre foi objeto de respeito e lugar de conforto para nos aconchegarmos em seus braços de mãe. Estar em Pelotas é visitar uma casa familiar que mesmo que passe algum tempo sempre é um lugar de afeto, sentimentalidade, conforto, tranqüilidade e lugar que recarrega as energias para seguir em frente.

O show de sábado 22/5/2010 teve o nome de "Crenças a Céu Aberto" e tratava da religiosidade do povo gaúcho com especial atenção aos cultos afrobrasileiros, objeto reiterado de abordagem nas letras da Bataclã FC. Dedicamos o show ao Mestre Batista, cidadão pelotense, griô e luthier construtor de sopapos. A magia de vê-lo assistindo nosso show foi algo sem dúvida grandioso e digno de nota. A cidade nos acolheu muito bem, fruto das idas reiteradas que viemos fazendo a essa cidade extremamente rica do ponto de vista cultural. A banda foi novamente acolhida pela cidade pois já estivemos três vezes antes de sábado dia 22/5/2010 em Pelotas tocando com a Bataclã FC. Novos integrantes saíram maravilhados com a forma com que a cidade respeita e admira a banda. Eu, caminhante há mais tempo por essa estrada bataclânica, sabia que seria diferente mas não imaginava a magia e a espiritualidade que se fizeram presentes na apresentação do sábado passado. Momento inesquecível de nossa trajetória, "...só viu e ouviu quem esteve lá."

foto: Têmis Nikolaidis (na foto o telão tem a projeção da entrega, pelo Mestre Baptista, do Tambor de Sopapo, em março de 2009 em Pelotas na casa da rua São Jorge, e que está no Quilombo do Sopapo. Assista a este vídeo clicando aqui http://quilombodosopapo.blogspot.com/2009/03/entrega-do-tambor-de-sopapo.html )

Depois da ida no sábado à casa do Mestre Batista com a banda inteira em sua casa, com a falta de luz e as reflexões indispensáveis sobre os momentos partilhados na Rua São Jorge, saí pensando em escrever algo assim: "Caminhantes: não existem caminhos. Só existe o andar daquele que segue em frente." O sopapo segue batendo forte e isso é fruto de um momento histórico que partilhamos juntos, aglutinando forças para que esse instrumento siga seu andar contando parte significativa da história desse lugar bem ao sul da América do Sul. A alma da minha gente é mestiça, a poesia é criolla, o sopapo ontem foi batido lá em Pelotas e hoje segue batendo aqui em Porto Alegre num Quilombo que também leva seu nome e num Ventre Livre onde também nasce o sonho e o som. Creio que isso tudo seja uma bela metáfora do mundo, velho lugar bem conhecido de muitos e evidentemente sem fronteiras para aqueles que não se resignam e constantemente são impelidos à ação. O sonho individual partilhado com o próximo torna-se coletivo e o sopapo tem esse poder de juntar a gente, alegrar o povo, abençoar a todos.

Gracias!
Richard Serraria / Bataclã FC

Fica também a sugestão de visitar o blog do Richard www.vilabrasilcodigolivre.blogspot.com , que também tem trabalho solo e vale muito conferir e ouvir as músicas, para quem ainda não conhece, do Vila Brasil disco solo de 2008 e recentemente lançado em Sampa e que teve um dos Shows de lançamento, no espaço do futuro estúdio do Quilombo do Sopapo, em novembro de 2008. A Bataclã FC é madrinha do Quilombo do Sopapo juntamente com os Mestres Baptista e Giba Giba. Vale lembrar que o nome deste ponto de cultura foi sugerido pelo Marcelo Cougo, um dos integrantes da Bataclã, que hoje coordena junto com a Têmis o ponto de cultura Ventre Livre, na Vila Jardim (www.pontodeculturaventrelivre.blogspot.com).
Gracias hermano Serraria pela primeira contribuição ao nosso blog e como agradecimento por esta nova parceria, abaixo um vídeo com a música LINHA DE SÃO JORGE gravado durante o festival de inverno de Porto Alegre em 30 de julho de 2009 com o SOPAPO vermelho roncando como gosta nosso MESTRE BAPTISTA.

Leandro Anton