Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 25 de junho de 2009

40.000

Enquanto não é disponibilizado na internet o documentário Me Dê Motivos Para Ir Embora, produzido durante o projeto "Economia Solidária na prevenção à violência", pela Cristalizar Vídeo Produções (www.produtoracvp.blogspot.com), empreendimento de economia solidária surgido a partir deste projeto e é também a primeira experiência da incubadora do Quilombo do Sopapo, estamos disponibilizando o clipe da trilha sonora do filme composta pelo grupo de Hip-Hop Sequela do Doido Pelota (Ricardo) e Negro É (Éverton).
Este clipe foi produzido na Região Cristal de Porto Alegre com uma das locações no ponto de cultura. A Música 40.000 versa sobre a especulação imobiliária e o despejo de moradores de algumas partes da Região Cristal para a construção de um complexo de empreendimentos. O Título 40.000 se refere a uma modalidade de "reassentamento" que se tornou a única no Projeto Integrado Scoioambiental - PISA.  conhecido como bônus moradia esta modalidade gera um crédito para cada família cadastrada e esta família deve buscar encontrar uma moradia, que pode ser inclusive fora da cidade, que tenha a casa e o terrenos regularizados. A família informa o escritório da prefeitura que encontrou esta propriedade e aí é realizada uma vistoria pela prefeitura e estando tudo de acordo é feita a compra da casa diretamente com o proprietário e repassada a família cadastrada, ou seja, em momento algum o dinheiro passa pela conta da família cadastrada.
Porém, esta modalidade era para ser uma das opções e não a única opção, pois a maioria das 1600 famílias atingidas por este projeto tinham manifestado que queriam ter seu direito de permanência na Região respeitado e isto foi afirmado pela municipalidade. A realidade é que passado mais de 7 anos do início deste projeto o atual governo só tem ofertada a alternativa de bônus moradia e até o presente nenhuma unidade habitacional foi construída conforme acordo estabelecido entre associações de moradores e prefeitura.
O resultado é despejo, expulsão das famílias da região, pois a insegurança é tamanha e a inoperância e indiferença da prefeitura é completa somada a perda de força e de credibilidade do movmento comunitário que as famílias estão aceitando o bônus e acabam conseguindo moradias somente fora da cidade de Porto Alegre, longe das escolas de seus filhos, do atendimento de saúde que conquistou na luta comunitária e do seu trabalho. Resultado É UM DESPEJO O QUE ESTÁ ACONTECENDO. O Bairro Cristal fica a 15 minutos do centro de Porto Alegre e o preço da terra neste bairro não permite a aquisição de moradias pelas famílias pelo valor do bônus ofertado, assim, não um indenização a estas famílias que lutaram por sua sobrevivência e ao mesmo tempo construíram este bairro desde seu princípio, literalmente estão sendo expulsas do lugar que tronaram valorizado, há 50, 60 anos atrás este bairro era fora da cidade de Porto Alegre e como diz a letra "... hoje a minha vila é algo cobiçado... e é mais fácil dar 40.000 pra você e os pobres vazar, procurar outro lugar pra morar..."
Confiram o clipe e comentem.



Este projeto visa sanear três arroios, o Cavalhada, o Feijó e o Dilívio que chegam ao Rio Guayba. Com este projeto a cidade de Porto Alegre passará dos atuais 27% para aproximadamente 80% de seu esgoto tratado. Junto com ele há uma série de outros projetos e o mais impactante e siginificativo são o estabelecimento de áreas de proteção permanente nas margens dos arroios e entre este é o Cavalhada que possui o maior número de famílias vivendo dentro da faixa dos 30m de cada lado, no caso 1600.



Postado por: Leandro Anton.

GOG no Quilombo do Sopapo

Amanhã, durante o 10º FISL - Fórum Internacional de Software Livre (www.fisl.org.br) e 1º FMPB - Fórum de Música para Baixar (www.musicaparabaixar.org.br) estaremos realizando uma atividade no ponto de cultura que contará com a participação do Rapper brasiliense GOG que está em Porto Alegre para o FMPB.
Esta atividade estará sendo organizada no Quilombo do Sopapo em conjunto com a CVP - Cristalizar Vídeo Produções (www.produtoracvp.blogspot.com) ampliando as ações e encontros da programação do FISL e do FMPB.

O que: GOG no Quilombo do Sopapo "Hip-Hop Sustentável, experiências"
Quando: 25/06/09, quinta-feira
Horário: 12h30min
Endereço: Av. Capivari 602, Bairro Cristal
Contato: 33986788

Assista abaixo o clip da música Brasil com P de GOG gravada com participação especial de Maria Rita.



Postado por: Leandro Anton.