Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mais Cultura nas Escolas até 30 de junho!



... e na tv se você ver um deputado em pânico... mal dissimulado... diante de qualquer, mais qualquer mesmo, qualquer, qualquer, plano de educação... que pareça fácil, que pareça fácil e rápido que vá representar uma ameaça de democratização do ensino de primeiro grau...” passagem da música Haiti de Caetano Veloso e Gilbero Gil de 1993. http://www.youtube.com/watch?v=jUfNnF0bCOI

O primeiro grau substituímos por escola básica e lembramos que o Programa Cultura Viva iniciado no período de Gilberto Gil a frente do Ministério da Cultura a partir de 2003, se estruturou com 4 eixos de ação, os Pontos de Cultura, a Ação Griô, a Cultura Digital e a Escola Viva. É também nos últimos 5 anos que o Ministério da Educação desenvolve o Programa Mais Educação. 
 
Desde de 14 de maio do ano corrente está aberto o Programa Mais Cultura nas Escolas, programa desenvolvido pela Secretaria de Programas Culturais do Ministério da Cultura que chamou para parceiro o Ministério da Educação, tendo por base a experiência de 34.000 escolas que integram o Mais Educação em todo país.

Este programa dá prosseguimento a construção da escola em tempo integral e busca fortalecer o processo inciado com o Mais Educação e o Programa Cultura Viva, indicando a transversalidade entre políticas governamentais na construção de uma política pública de Estado que integre a Cultura e a Educação, envolvendo a sociedade civil organizada formal ou informalmente aos olhos da pessoa jurídica tendo como protagonista a atividade cultural como prática pedagógica, na cartografia dos territórios educativos das nossas escolas básicas, provocando um encontro de base comunitária tanto por parte das Organizações Sociais como da Instituição Escola Pública, não se restringindo somente aos coletivos, educadores e agitadores culturais que já estejam envolvidos com ambos programas. 
 
O processo para se estabelecer estas parcerias escolas - organizações sociais culturais está aberto até dia 30 de junho de 2013, estando aptas a inserirem estes projetos as escolas do Mais Educação estabelecidas até 2012. Destas 34.000 Escolas, 10.000 serão atendidas nesta primeira experiência. Serão 5.000 Escolas ainda em 2013 e as outras 5.000 no início de 2014. São projetos com duração de no mínimo seis e no máximo doze meses de trabalho acessando entre 20.000 e 22.000 reais cada projeto.

Para os Pontos de Cultura significa possibilidades de aprofundar suas bases comunitárias bem como a sustentabilidade dos educadores que mantém nossos espaços vivos e ativos entre muitas outras potências vitais a construção da nossa rede de Cultura Viva Comunitária.
No link a seguir encontrarás os documentos com a relação das escolas do mais educação, o manual do mais cultura nas escolas e o folder do programa, acesse: http://www.cultura.gov.br/documentos .


... óóó senhor cidadão... eu quero saber, eu quero saber... com quantos quilos de medo, com quantos quilos de medo se faz uma tradição... óóó senhor cidadão... eu quero saber, eu quero saber... com quantos mortes no peito, com quantas mortes no peito se faz a seriedade...” Tom Zé, Senhor Cidadão de 1972. http://www.youtube.com/watch?v=zLTMM3r8wYI , ou clique sobre a imagem do Maneco para ouvir a música na íntegra.

Post: Leandro Anton