Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CHAVE POR CHAVE às 17h no Postão da Cruzeiro HOJE!

São três anos de resistência e hoje, após um junho que está na história da democracia brasileira, o Bloca de Lutas vem prestar solidariedade a luta dos moradores e do Comitê Popular da Copa, por moradia digna aos atingidos pela duplicação da Avenida Tronco. 
O movimento comunitário conquistou terrenos na região para o reassentamento, mas até o momento, três anos após anunciada a obra e mais de 9 meses após iniciada a obra nenhuma moradia foi construída para os atingidos, confirmando que a prioridade da obra não é melhoria da qualidade de vida da população diretamente atingida, mas sim melhoria para os megaempreendimentos e para a circulação de automóveis!!!
Vamos seguir cambiando a história. Abaixo seguem fotos da março de 08 de março, nesta mesma avenida já exigindo o início da construção das habitações e também um vídeo da mesma manifestação!!!
HOJE, 17H, CONCENTRAÇÃO NO POSTÃO DA CRUZEIRO!!! 



Bloco de Lutas convoca coletiva de imprensa na Vila Cruzeiro nesta quinta-feira (4)

O Bloco de Lutas pelo Transporte Público e o Comitê Popular da Copa de Porto Alegre concedem entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, dia 4 de julho, às 16h30, no pátio da Escola Estadual Alberto Bins (Av. Tronco, 150, em frente ao Postão da Cruzeiro).  O objetivo é apresentar a Pauta de Reivindicações do movimento aprovada em Assembleia Popular, na noite do dia 1º, no Largo Zumbi dos Palmares, e as exigências dos moradores atingidos pela duplicação da Av. Tronco.

Participam da coletiva três representantes da comunidade Cruzeiro/Cristal, atingidos pelas obras, três representantes do Comitê Popular da Copa e três representantes do Bloco de Lutas.

Logo após, às 17h, inicia a concentração em frente ao Postão 3 da Cruzeiro. A realização da manifestação na Cruzeiro foi definida na Assembleia Popular do dia 1º para apoiar a comunidade que terá cerca de 1,4 mil moradores removidos devido às obras de duplicação. Os eixos principais do protesto são Passe Livre Municipal e Contra os despejos da Copa.

Moradores exigem Chave por Chave

No dia 2 de maio de 2012 ocorreu a Plenária do Orçamento Participativo na qual o prefeito José Fortunati se comprometeu verbalmente em manter as famílias em suas casas até que as novas moradias ficassem prontas. Ou seja, assumiu a campanha Chave por Chave. Nesta mesma assembleia garantiu que a duplicação da Avenida Tronco não seria uma necessidade para a Copa, mas que aproveitariam a disponibilidade de recursos por parte do governo federal para fazer a obra. Portanto, a pressa em iniciar as obras seria somente para não perder os recursos do governo federal, que financia a duplicação. Mas até agora não iniciaram as obras das novas moradias. 

Contatos:
Cláudia Fávaro (Comitê Popular da Copa) - (51) 9451 9361
Lorena Castillo (Bloco de Lutas) - (51)  9505 7053
José Fachel Araújo (Morador da Cruzeiro atingido) - (51) 9945 8549 

Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969) - Fone (51) 8191 7903


post: Leandro Anton