Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Imagens Faladas Tá na Rua

Foram dois encontros neste mês de abril que passou. O primeiro deles durante a semana do Quilombo do Sopapo nas comemorações de três anos de ponto de cultura. No dia 15 de abril, sexta-feira à noite, num dos novos espaços do Quilombo, seu estúdio, reunimos no dia da fotografia: Nasson, Saionara, Cristina, Fone, Sueda, Nádia, Douglas, Zé Coqueiro, Carlos, Eduardo e Leandro, personagens e fotógrafos do imagens Faladas - reportagens fotográficas sobre a memória do Bairro Cristal, para a contação de histórias do que é feito o livro.
Contação de Histórias dia 15 de abril no Estúdio do Quilombo                 Foto: Eduardo Seidl
Cristina, Saionara, Carlos e Douglas
fotógrafos do Imagens Faladas
Foto: Eduardo Seidl
Com a presença do SITRAJUFE e da ADUFRGS, apoiadores culturais, que viabilizaram a impressão do livro tivemos uma hora e meia de histórias sobre as reportagens fotográficas contadas pelos jovens fotógrafos e as personagens das histórias, ensaio geral para o dia do lançamento do livro que viria a ser feito no dia 30 de abril durante a Volta do Povo à Praça, evento comunitário na praça em frente ao Quilombo do Sopapo, que receberia o Festival Literário de Porto Alegre.

Em primeiro plano seu Nasson ao lada de Saionara, dupla que fez o capítulo o Nome das Coisas

A roda da contação de histórias no estúdio do Quilombo do Sopapo   Foto: Leandro anton
De pé José Gabriel durante a
contação de histórias
Foto: Eduardo Seidl



No dia 30 de abril é lançado o Imagens Faladas durante o Festival Literário de Porto Alegre. Na manhã daquele sábado, às 10h 30min, de um dia nublado em plena Praça Alexandre Zachia é recriada a roda de contação de histórias para desta vez contar com a presença de Nícolas, Sueda, Carlos, Douglas, Cristina, Saionara, Eduardo e Leandro, oito dos dez fotógrafos, apenas Elincoln não pode estar presente, mais as personagens José Gabriel, Júlio, Nádia, Zé Coqueiro e Fone.
Douglas autografando livro para
Eleonora, representando a Regional Sul do MINC
Foto: Eduardo Seidl
Aproximadamente 40 pessoas participam do lançamento durante a contação e 80 livros são distribuídos na sessão de autógrafos que encerrou a atividade de lançamento. Momento de pura magia ao lada da casa grafitada durante a primeira edição da Volta do Povo à Praça em 27 de novembro de 2010, cercada por ávores e os panos vermelho e azul no dia que antecedeu ao GRENAL que terminou empatado em 1 X 1.


De pé José Gabriel e Nádia, sentados autografando Cristina, Saionara e Carlos.... 
e a fila só aumentava                   Foto: Eduardo Seidl

Imagens Faladas é resultado da Interação Estética - Residência Artística desenvolvida entre os meses de janeiro e junho de 2010 no Quilombo do Sopapo e principalmente nas ruas do Cristal e Morro Santa Tereza, passando pelo Hipódromo, Estaleiro Só e Orla do Guayba, FASE, Campo do Neri, Vila Hípica, Nossa Senhora das Graças, Gaúcha, Ecológica e União Santa Teresa com uma visita a Lomba do Pinheiro e incursões por ruas do Centro e Assembléia Legislativa. 
Aqui está o link para o Imagens Faladas digital e para os que se interessarem em contribuir com a oficina continuada de fotografia do Quilombo do Sopapo, na Av. Capivari 602 estamos com 300 exemplares, dos 1000,  para aquisição que formará o fundo da oficina, como aquisição de materiais, auxílo de transporte e alimentação para os oficinandos nas saídas fotográficas e bolsa para um dos jovens que fizeram o Imagens Faladas para ser o monitor da oficina entre os meses de agosto e dezembro deste ano. Desta forma buscaremos estar iniciando a sustentabilidade do núcleo de fotografia do ponto de cultura e viabilizando a permanência de um dos jovens como agente comunitário cultural no SOPAPO independentemente de projetos aprovados.
O valor mínimo do livro é R$ 10,00 e os que quiserem dar mais alguma contribuição para o fundo podem fazê-lo a seu critério. O Quilombo do Sopapo está aberto de segunda à sexta-feira das 13 às 19h. Nossos contatos são pelo e-mail quilombodosopapo@gmail.com e pelos telefones 3398-0602, 3398-6788 e 96278626.

Fonte: www.projetoimagensfaladas.wordpress.com