Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reunião da Comissão dos Pontos de Cultura RS

Neste último final de semana em Cassino, Rio Grande, nos dias 23 e 24 de abril, foi realizada a segunda reunião dos representantes dos pontos de cultura do Rio Grande do Sul escolhidos no TEIA Sul em São Francisco do Sul no mês de fevereiro passado.
Esta reunião marcou o início do planejamento estratégico da comissão para os dois anos de trabalho. Estiveram presentes os representantes do RS na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Marly (Titular - Vitória Régia) e Leandro (Suplente - Quilombo do Sopapo); Região Metropolitana, Têmis (Titular - Ventre Livre) e Roberta (Suplente - Pontão São Leopoldo); Região Sul, Margareth (Titular - Artestação) e Região Centro, Denise (Titular - Pontão Focu). Também participaram como apoio e observadores Ricardo (Pontão Minuano), Marcelo (Ventre Livre), Diane (Quilombo do Sopapo) e Celso (Artestação).
Os deslocamentos e todos os demais custos do encontro de dois dias foram bancados por cada ponto de cultura, o que inviabilizou a presença dos representantes das Regiões Norte e Serra neste momento. Este será um dos desafios desta comissão para garantir encontros periódicos presenciais de todos os representantes das regiões e seus suplentes, mais os representantes da comissão nacional e os dos grupos de trabalho da comissão nacional dos pontos de cultura.
Ao final dos dois dias o calendário inicial de trabalhos da comissão firmou encontros quinzenais via skype, reunião entre os dias 10 e 15 de maio com a Representação Regional Sul do MINC em Porto Alegre, planejamento estratégico de três dias no final de junho e encontro da comissão durante o FISL que será entre os dias 21 e 24 de julho na PUC em Porto Alegre.
A primeira ação dos representantes regionais do Rio Grande do Sul será atualizar até maio o mapeamento dos pontos de cultura do estado com seus principais projetos, espaços e características.
Após o planejamento estratégico que será realizado em junho estaremos estruturando o canal de cominicação com todos os pontos do RS para que estes possam acessar os documentos produzidos pela rede desde seu início em 2005 bem como as agendas de ação da atual comissão.



Comissão dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul no Artestação

Texto e Fotos Leandro Anton e desenhos Margareth Badejo.