Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Oficina de Confecção de Livros Cartoneros "Narrativas do Papelão"


A Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO | UFRGS), através do projeto de extensão "Biblioteca Comunitária do Quilombo do Sopapo" em parceria com o Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo realiza a Oficina de Confecção de Livros Cartoneros "Narrativas do Papelão", com o objetivo de produzir livros cartoneros de narrativas de percursos de vida de catadoras(es) da Vila Planetário e estudantes de biblioteconomia, comunicação e museologia da UFRGS, inspirado no Movimento Cartonero Latino Americano.



Sobre a Oficina

O Núcleo de Teatro do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo tem, em sua diversificada trajetória, uma atuação de caráter comunitário e popular. Uma das ações desempenhadas por este coletivo é a confecção de livros cartoneros, este eminente movimento cultural na América Latina que corre à margem da indústria do livro e que é carregada de intenções éticas e estéticas.

Este projeto tem como mote a produção de um livro do conteúdo até a capa. Será realizado em dois momentos principais: O primeiro consiste numa oficina de sensibilização através de diálogo e escrita sobre as histórias de vida dos participantes. O segundo será a confecção das capas, por meio da estética do livro cartonero que é feito de papelão reaproveitado, tem código livre, confecção artesanal e publiciza autores e histórias populares. O público alvo da oficina são moradores da Vila Planetário e estudantes da UFRGS.

O projeto é um belo pretexto para um momento de compartilhar histórias de vida e estreitar os laços entre UFRGS, Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e a Vila Planetário que, além de estar situada no entorno da universidade, caracteriza-se como uma comunidade de catadoras(es), o que vem ao encontro da produção em vista.

Programação:

- Dia 30 de outubro (sexta-feira), das 15 às 18 horas, na Vila Planetário – Porto Alegre – RS: oficina de narrativas literárias e criação de miolos para cartoneros. Tema: As diversas formas de opressão e a construção de uma sociedade livre de preconceitos.
- Dia 31 de outubro (sábado), das 15 às 18 horas, na Vila Planetário – Porto Alegre – RS: oficina de criação de capas cartoneras.
- Dia 07 de novembro (sábado), das 15 às 18 horas, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | UFRGS – Porto Alegre – RS. Tema: Finalização dos livros cartoneros.
- Dia 14 de novembro (domingo), das 15 às 18 horas, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, na Avenida Capivari, nº 602 – Bairro Cristal – Porto Alegre – RS. Tema: Sarau literário. Parte da programação do Mês da Consciência Negra no Quilombo do Sopapo.

Mais informações e inscrições:

- Fabico | UFRGS: rodrigo.caxias@ufrgs.br (Profº Rodrigo Caxias) | camilizrs@hotmail.com (Acadêmica Camila Robeiro da Silva)
- Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo: quilombodosopapo@gmail.com (Leandro Anton e Diane Barros).
- Grupo Fuzuê Teatro de Animação/ Núcleo de Teatro de Animação: fuzue.teatrodeanimacao@gmail.com (Leandro Silva)

Realização: FABICO | UFRGS – Grupo Fuzuê | Núcleo de Teatro de Animação – Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo | Guayí.


Apoio: Cristalizar Video Produções (CVP) – Associação Comunitária dos Moradores da Vila Planetário

Texto: Leandro Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Afinal. O que faz esse quilombo do sopapo?