Visualizações de página do mês passado

sábado, 13 de julho de 2013

Carta Aberta do Bloco de Lutas pelo Transporte Público

Foto: Leandro Anton         Cartaz fixada numa daa paredes do Plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre


Em ocupação na Câmara de Vereadores à sociedade de Porto Alegre:
O Bloco de Luta pelo Transporte Público estabeleceu um canal de diálogo permanente, de via dupla, com a Câmara de Vereadores, por meio de uma comissão de interlocução. No dia 12 de julho, apresentamos uma carta de reivindicações, recebida pela casa e disponibilizada ao público.

Por meio da ocupação e da greve geral do dia 11 de julho, conseguimos articular diversos setores organizados da classe trabalhadora, que se dirigiram à Câmara de Vereadores em um claro sinal de apoio à mobilização iniciada pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público. Aproveitamos esse momento para aprofundar o debate sobre projetos de lei propondo abertura de contas e passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados, com trabalhadores rodoviários e intelectuais, a fim de encaminhar uma proposta concreta que pudesse ser apreciada pela casa.

Em meio a isso, percebemos, como de costume, uma postura constante da mídia de criminalizar os manifestantes, apresentando-nos como um movimento inacessível ao diálogo, chegando ao ponto de plantar factoides difamatórios, com o objetivo de desestabilizar a ocupação, isolá-la da sociedade e, a partir disso, dar sinal verde à repressão.

Apesar disso, continuamos promovendo um contexto produtivo de debate, com um diálogo sempre aberto com os vereadores, que puderam nos apresentar uma contraproposta, que foi posta em avaliação pelas assembleias gerais do movimento. O Bloco de Luta pelo Transporte Público, em assembleia geral, aprovou 75% das propostas apresentadas pelos vereadores e indicou a desocupação da Câmara na segunda-feira, na parte da manhã, visto que, durante este fim de semana, estamos promovendo um seminário aberto à população, com debates e aulas públicas relacionados à questão do transporte público. Ainda assim, vimos todo o nosso esforço de negociação ser rompido de forma unilateral e incompetente pela presidência da Câmara, que protocolou um pedido de reintegração de posse. Embora essa incompetência tenha sido declarada verbalmente pelo próprio presidente da Câmara de Vereadores, entendemos que ele continua sendo responsável por uma eventual retomada de negociação, bem como por qualquer despejo violento.

Face ao rompimento das negociações por parte dos vereadores, exigimos do governo Tarso Genro e do secretário de segurança pública, garantias de que não haja nenhum tipo de intervenção da Brigada Militar no processo iminente de reintegração de posse, diante de uma ocupação que se mostrou pacífica e zelosa com o patrimônio da casa.

Seguiremos mantendo a calma e a tranquilidade em nosso movimento, mantendo firmes nossos propósitos. Sabemos que o pedido de reintegração reflete, antes de mais nada, o desespero e a incompetência da presidência da Câmara para com os anseios do povo. Esse mesmo desespero e incompetência, já demonstrados no vil factoide plantado pela RBS, não nos intimidará. Seguiremos em luta, de cabeça erguida!

Bloco de Luta pelo Transporte Público
13 de julho de 2013



Foto: Leandro Anton      Durante a Coletiva de Imprensa e Leitura da Carta do Bloco de Lutas



Coletiva de Imprensa às 19h na ocupação

Foto: Leandro Anton            Leitura da Carta aberta do Bloco de Lutas em Assembleia às 18h
Neste momento na ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo Bloco de Lutas, em Assembleia iniciada às 18h, é anunciado que o Presidente da Câmara não aceitou os encaminhamentos da Assembleia desta manhã da ocupação, que definiu a saída na segunda-feira de manhã do plenário da Câmara, e encaminhou e protocolou na justiça um pedido de reintegração de posse da Câmara de Vereadores, rompendo assim as negociações da comissão da ocupação e seu método de validação das decisões, que são os encaminhamentos aprovados em assembleia. Foi lida e aprovada na assembleia  uma Carta Aberta do Bloco de Lutas, bem como foi aprovada a realização de um coletiva de imprensa para às 19h onde será lida esta Carta relatando os fatos citados acima e a opinião do Bloco de Lutas sobre o acontecimento. Divulguem, compartilhem e sigam acompanhando a transmissão ao vivo da ocupação e suas atividades.

Foto: Leandro Anton         Aprovação da Carta e da coletiva de imprensa às 19h pela Assembleia da Ocupação


catarsetv on livestream.com. Broadcast Live Free