Foto: Douglas Oliveira |
Foto: Leandro Anton |
Em março de 2010 durante a Interação Estética - Residência Artística Arte Bio Construída os mosaicos surgiram durante o mutirão da residência e que também compõe a imagem de abertura do nosso blog com os dois tambores de Sopapo. Neste mesmo período estava rolando outra interação estética, o Imagens Faladas e do qual Douglas Oliveira participava. É dele a foto que retorna as mãos de Ernani Chaves 9 meses depois para que este fizesse a arte da primeira camiseta do Quilombo do Sopapo.
A descrição dela é uma mostra da mistura e das interações do espaço vivo que é o Quilombo do Sopapo nestes seus três anos de vida.
É nesta semana que o Quilombo do Sopapo está completando três anos de centro cultural comunitário, três anos de resistência. Para a semana de 11 a 16 de abril, a programação inclui shows, oficinas, mostra de vídeos, reuniões comunitárias, presentes para os jardins do Quilombo, contação de histórias e inaugurações de espaços. O Quilombo do Sopapo é um ponto de cultura que abriu suas portas oficialmente no dia 16 de abril de 2008 e tem como padrinhos Mestre Baptista, Mestre Giba Giba e Bataclã F.C. O espaço tem como principais parceiros aGuayí e o SINTRAJUFE.
Serão seis dias de atividades para comemorar e principalmente para receber na casa as parcerias e os amigos e nestes encontros renovar a energia da luta por espaços-territórios como o Quilombo do Sopapo. Encontre na programação abaixo um tempo para compartilhar na Avenida Capivari 602:
11/04/11 – segunda-feira: Economia Solidária no Quilombo do Sopapo
- 14 às 16h – Reabertura do Telecentro com oficinas digitais
- 17h – Mostra de Vídeos da CVP
- 18h - Oficina Economia Solidária (autogestão, associativismo, cooperativismo) NEATES
12/04/11 – terça-feira: Hip Hop no Quilombo do Sopapo
- 15h – oficinas de Beat Box e Rap de Hora com Central Social RS
- 18h - mostra de vídeos de Hip Hop
13/04/11 – quarta-feira: Democracia popular no Quilombo do Sopapo
- 14 às 16h – Reabertura do Telecentro com oficinas digitais
- 17h - mostra de vídeos da maleta Democracia do Canal Futura
- 18h - as experiências do Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo; Grupo de Trabalho da Praça (A Volta do Povo à Praça) e Comitê Popular da Copa Cristal
14/04/11 – quinta-feira: O SOPAPO no Quilombo do Sopapo
- 15h – Richard Serraria no Quilombo – SARAPO (Sarau + Rap + Sopapo)
- 18h – CATARSE no Quilombo com o Filme “O Grande Tambor”
15/04/11 – sexta-feira: Fotografia no Quilombo do Sopapo
- 14h – oficina de fotojornalismo comunitário com saída fotográfica e laboratório
- 18h - Contação de Histórias do livro Imagens Faladas
- 20h – 35mm - Inauguração do Laboratório Fotográfico do Quilombo do Sopapo
16/04/11 – sábado: Festa no Quilombo do Sopapo
- 15h – presenteie o Quilombo plantando um muda de chás, ervas, flores ou plantas – não esqueça de levá-las (NEAS, Ingá e Casa Tierra)
- 17h – shows no Anfiteatro Piscina (Tragam seus instrumentos)
O vídeo postado abaixo faz parte da história deste espaço. Nele estão os três padrinhos do Quilombo do Sopapo e é um registro da mistura que o ponto de cultura proporciona. Grande parte das imagens foram produzidas durante uma ação comunitária que o Quilombo do Sopapo articulou com o Coletivo Catarse, Bataclã F.C., com a Ação Griô "O Sopapo de Todos os Papos", o Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo, a Cristalizar Vídeo Produções dentro do projeto Economia Solidária na Prevenção à Violência desenvolvido pela Guayí proponente do Quilombo do Sopapo. Fomos num grupo de 11 pessoas de cinco coletivos distintos. É nesta visita nos dias 28 e 29 de março de 2009 que foi confeccionado o Tambor de Sopapo do ponto de cultura e que dá origem ao projeto de produção do documentário "O Grande Tambor" realizado pelo Coletivo Catarse durante o ano de 2010 via edital do IPHAN.
post: Leandro Anton
3 comentários:
Parabéns ao Quilombo por mais este ano de vida, resistência e cultura.
Vamo que vamo.
Abraços a tod@s.
Tiago R.
Parabenizo com carinho o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, assim como nosso guerreiro Leandro Anton, pelos seus três anos de trabalho árduo com muita resistência pela continuação de ações Culturais como mola propulsora de inclusão social dessa Comunidade querida do Cristal.
Felicidades à tod@s os envolvidos nesse projeto maravilhoso de nossa cidade, em especial aos jovens e crianças.
Parabéns Quilombo do Sopapo e que continue a fortalecer nossa Rede dos Pontos de Cultura do RS.
Abraços fraternos,
Marly Cuesta
Rep.do RS na CNPdC
Postar um comentário