Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fotografia de Sonhos no Canal Futura!

A postagem Fotografia de Sonhos, do dia 15 de dezembro despertou o interesse do Canal Futura sobre a ação fotográfica que vem sendo desenvolvida pelo Quilombo do Sopapo, interesse acentuado por causa do uso das câmeras em caixas de fósforo com filme 35mm coloridos.
O Programa, que tem o vídeo postado abaixo, é o Conexão Futura, programa ao vivo, do dia 26 de dezembro. As imagens que geraram a entrevista para o programa aparecem pra lá de distorcidas, por um problema de formato, assim, quem não viu a postagem, o link está no início deste texto. 



O Cristal e Região estão vivendo velozes transformações urbanas, e é com organização comunitária, o Comitê Popular da Copa Cristal é um destes espaços,  que associações de moradores, movimentos sociais e entidades escolheram apoiar as comunidades atingidas na busca de evitar que sonhos construídos por décadas de trabalho e de conquistas por direitos à cidade sejam ignorados pela chegada de um megaevento esportivo, a Copa do Mundo de 2014, na qual Porto Alegre será uma das sedes e o estádio dos jogos é o Beiro Rio, há menos de um quilômetro do bairro.
O Imagens Faladas é  fotografia nesta resistência. As produções de audiovisual, como o documentário Me Dê Motivos e sua trilha sonora 40.000 é outra ação da cultura que expressa esta luta. Os Rap´s Didáticos e Rádio Contos que a Central Social RS vem construindo com o Quilombo do Sopapo e as Escolas Públicas da Região no estúdio,.são partes da intensidade da relação comunitária gerada, da qual somos Ponto.
Espaço, que surgiu com a política pública do Programa Cultura Viva nos Pontos de Cultura via editais públicos, e este na Avenida Capivari 602 acontece numa proposta da Guayí em parceria com o SINTRAJUFE - RS e a participação de Associação de Moradores  e Entidades do Cristal.
Cultura, educação, arte e relação comunitária convergem para fazer parte da resistência de quem construiu e constrói dia a dia o Cristal e toda a região , e que quer garantir seu direito de permanecer no Bairro e de também ter outras alternativas de moradia. É terra, é cidade e como sabiamente Orlei, liderança comunitária e moradora da União Santa Teresa disse numa oficina no Quilombo do Sopapo: "PORTO ALEGRE é que é minha CASA minha  VIDA!".

post e texto: Leandro Anton

2 comentários:

Elaine Tavares disse...

Parabéns, Leandro. Show! Soube da postagem pelo Alertas do Google, sobre Fotografia. Aproveito pra desejar pra ti e pra toda a turma do Quilombo do Sopapo um ano de muito sucesso em todas as realizações deste grupo tão legal. Um beijão e feliz 2012.

Anônimo disse...

Muito legal!!!
Felicidades por la entrevista y el trabajo realizado!!
Siempre están presentes en mi corazón!! Feliz comienzo de año para todos y todas!!
Laura - Buenos Aires