Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de março de 2009

Quilombo do Sopapo recebe visita de Paul Singer

Nesta quarta-feira, 11 de março, às 17h45min, o Ponto de Cultura Casa do Cristal QUILOMBO DO SOPAPO, localizado na Av. Capivari 602, bairro Cristal, receberá a visita do Secretário Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, professor Paul Singer. O evento é parte do desenvolvimento do projeto “Economia Solidária na Prevenção à Violência”, que visa gerar empreendimentos de economia solidária destinados a jovens em situação de vulnerabilidade social, sendo fruto de um convênio entre a OSCIP Guayí, o Ministério, através da Secretaria Nacional da Economia Solidária (SENAES), e a Fundação Banco do Brasil.

O projeto prevê a capacitação de jovens em cursos que estão em pleno andamento como o de Produção em Audiovisual, com participação da Cooperativa Catarse - Coletivo de Comunicação, e o de Tecnologia da Informação, ministrado pelo Serviço de Processamento de dados do Governo Federal (SERPRO), pela Associação de Software Livre (ASL) e Pontão de Cultura Digital MINUANO. Os encontros estão ocorrendo nas quartas e nas sextas-feiras, das 14h às 18h, e no seu currículo também estão os temas da economia solidária e direitos humanos e cidadania. Além dos cursos, o Projeto propõe ações comunitárias envolvendo lideranças da região e atividades nas comunidades, bem como o mapeamento da diversidade cultural do Cristal. Estas ações se inserem numa estratégia de prevenção à violência criando espaços alternativos de convivência, aprendizagem e geração de trabalho e renda através de atividades associativas dentro dos princípios e da organização da economia solidária com jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.


Quilombo do Sopapo
Inaugurado em abril de 2008, tem, além dos cursos, um telecentro constituído em parceria com o SERPRO. Em breve estará abrindo um estúdio multimeios para a produção musical e comunicação comunitária. O horário de funcionamento ao público é de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h.
Este ponto de cultura é resultado da ação entre OSCIP GUAYÍ, conveniada com o Ministério da Cultura, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal – SINTRAJUFE/RS, que cede a casa para o projeto, e as 16 comunidades da Região Cristal, que conjuntas, comunidades, sindicato e guayí, compõem o Conselho Gestor Comunitário do Quilombo do Sopapo.
O ponto de cultura tem o nome em referência a território de resistência e produção cultural com foco na música. Assim, o território Quilombo e o instrumento Tambor de Sopapo, tambor este de origem gaúcha de matriz negra da região das charqueadas, materializam esta idéia em construção no Cristal.
Os padrinhos do Quilombo do Sopapo são o Percisionista e Sopapeiro Giba Giba, Mestre Batista, lutier de Sopapo, e Bataclã FC, banda porto alegrense que incorporou o Sopapo no seu instrumental e composições musicais.

Maiores informações: quilombodosopapo@gmail.com , http://www.guayi.org.br/ e fones: 33986788, 33980602 e 92149358 com Diane ou Leandro

Postado por: Leandro Anton.

Nenhum comentário: